SASDH e CMDCA firmam parceria com Base Aérea Naval

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) vão participar do evento “Portões Abertos” da Base Aérea Naval, no próximo dia 03 de agosto. A parceria foi firmada durante reunião, realizada nesta terça-feira (25), na sede da Base.

Durante o evento a SASDH vai apresentar os serviços oferecidos pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Programa Bolsa Família. Já o CMDCA vai expor as campanhas realizadas pelo Conselho durante o ano.

“Esta parceria com a Base é muito importante para ampliarmos a divulgação dos nossos serviços. É um evento muito prestigiado. Desde já, em nome de toda equipe da Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, quero agradecer o convite que nos foi feito”, disse a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques.

No evento os participantes terão conhecimento das funções e dos serviços oferecidos pelos CRAS e pelo Programa Bolsa Família. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais. A equipe do Cras realiza ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Por meio dos CRAS os usuários podem ter acesso aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, de proteção e atendimento integral à família, de proteção básica no domicilio para pessoas com deficiência e idosas, atendimento e cadastramento no Programa Bolsa Família, atendimento e acompanhamento técnico com assistentes sociais e psicólogas e encaminhamentos à rede municipal de serviços e as demais Políticas Públicas.