SASDH encerra participação no Assessoramento sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos participou nos dias (17) e (18) do Assessoramento Regional sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil,(PETI), realizado na sede da UNOPAR, em São Pedro da Aldeia, pelo Governo do Estado.  O encontro teve como objetivo oferecer assessoria técnica quanto às estratégias de enfrentamento, para erradicar as piores formas de trabalho infantil nos municípios da baixada litorânea. Ao término do encontro os técnicos do Governo do Estado foram presenteados com o livro “São Pedro da Aldeia: 400 anos”, autografado pelo autor Geraldo Ferreira. Já a equipe da SASDH apresentou a cartilha: Trabalho Infantil não é brinquedo”, que será trabalhada na rede municipal de ensino.

“Foram dias de muito aprendizado. É muito bom poder contar com o governo estadual para nos assessora quanto a um Programa tão importante para a nossa atuação junto às crianças e aos adolescentes. Gostaria de agradecer a parceria da UNOPAR em nos receber mais uma vez para este encontro profissional. Espero que aconteça mais vezes.  Nos colocamos à disposição para atuarmos juntos em prol do nosso município”, disse a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques

Durante o Assessoramento foram abordados assuntos, como a sensibilização da sociedade, realização de campanhas de divulgação, mobilização da rede, diagnóstico socioterritorial, busca ativa, denúncias, inserção no CadÚnico, notificação por agentes públicos, fomento a ações de fiscalização do trabalho, dentre outros.

Foto: Jefferson Viana

O Assessoramento Regional contou com a participação dos técnicos dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Programa Bolsa Família. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Saquarema, Araruama e Rio das Ostras. Coordenaram o encontro as representantes da Superintendência Estadual da Proteção Social na Coordenação da Média Complexidade, Ana Paula Rosalino, Lucília Rios, Jacqueline Lopes e Luana monteiro.

Foto: Jefferson Viana