Uma iniciativa inédita da Prefeitura de São Pedro da Aldeia celebra um ano de criação neste mês de agosto. O Programa de Atendimento Domiciliar ao Cronificados (PADC) foi implementado foi Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e garantir o acesso a serviços de saúde para os cidadãos com doenças crônicas, além de dar continuidade aos tratamentos oferecidos pelo programa Melhor em Casa.
O serviço tem sido fundamental para aquelas pessoas que enfrentam a difícil tarefa de lidar com condições de saúde de longa duração. Com o PADC, foram estabelecidos procedimentos e protocolos específicos para garantir um atendimento mais abrangente e eficiente. A equipe multiprofissional celebra os resultados positivos alcançados ao longo do primeiro ano do programa, com 3.592 atendimentos realizados equipe multiprofissional e a oferta de 5.506 procedimentos em saúde.
Os pacientes cronificados, com mais tempo de doença, acamados ou restritos ao leito, têm relatado uma melhoria significativa em sua qualidade de vida, uma vez que passaram a receber acompanhamento médico regular, com profissionais especializados em cuidados de longo prazo. Além disso, o PADC também tem se destacado pela oferta de tratamentos mais eficazes, exames laboratoriais, eletrocardiograma e consulta com especialista, proporcionando aos usuários um diagnóstico mais preciso e tratamento personalizado.
A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, falou sobre o trabalho. “Queremos dar nossos parabéns à equipe do PADC, que é a ampliação da Atenção Domiciliar em nosso município, formado pelas pessoas responsáveis por estarem nas residências, cuidando dos pacientes cronificados com todo o carinho e com todo amor. Congratulamos nossos amigos e colaboradores do PADC por sua importância para a saúde da nossa cidade e para o atendimento humanizado”, destacou.
O setor de Atenção Domiciliar também tem investido na capacitação de profissionais da saúde, sempre visando a qualificação e humanização dos procedimentos. O diretor Junior Curcino comemorou a data e destacou as ações do programa. “O crescimento da Atenção Domiciliar em São Pedro da Aldeia traz a nossa tão sonhada dignidade, onde o SUS se torna cada vez mais forte e robusto, reforçando, ainda mais, o fato de sermos referência técnica nacional no serviço de atendimento”, afirmou.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia acredita ser fundamental o investimento contínuo na área e a expansão do acesso ao atendimento especializado para que mais pessoas possam ser beneficiadas pelo serviço. A Secretaria de Saúde destaca a importância de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com as doenças crônicas e a busca pelo acompanhamento médico adequado. Com essas medidas, é possível garantir uma melhoria contínua no atendimento aos pacientes cronificados, acamados e promover uma saúde mais igualitária e acessível para todos os aldeenses.