Search

Saúde aldeense faz alerta sobre casos variantes da Covid-19 detectados no Estado do Rio

Município ressalta a importância da manutenção e intensificação dos cuidados contra o coronavírus

Diante da confirmação de registros de Covid-19 causados pela variante brasileira P1 no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia faz um alerta aos cidadãos sobre a importância da manutenção e intensificação dos cuidados contra o coronavírus. A prefeitura ressalta que não há casos de variantes suspeitos nem registrados no município. No entanto, o uso de máscaras, bem como a higienização das mãos e distanciamento social devem ser rigorosamente mantidos. 

Segundo o Ministério da Saúde, essas variantes são consideradas preocupantes devido às mutações que podem aumentar a transmissão do vírus e diminuir a capacidade de resposta à imunização, causando o possível agravamento da situação epidemiológica nas áreas onde forem identificadas. Quatro casos foram detectados no estado do Rio de Janeiro, segundo a nota técnica do ministério. 

“Ainda não há informações científicas completas sobre as variantes e seus possíveis impactos no cenário epidemiológico da Covid-19. Reforçamos a necessidade de que sejam intensificadas as medidas  preventivas, visando à contenção da circulação do vírus Sars-Cov-2 no território fluminense”, pontuou a diretora municipal em Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira. 

Todo morador que tenha tido histórico de viagem ou contato com pessoas de outros estados e/ou países com circulação de novas variantes deve procurar o serviço de saúde no caso de sintomas de Covid19 e ressaltar esse dado na consulta com o profissional de saúde. Os usuários que se encaixem nessa descrição devem permanecer em isolamento domiciliar obrigatório, até o descarte da nova variante.

“O nosso município não possui nenhum caso e queremos que continue assim. Para isso, precisamos da colaboração de todos os munícipes. Viajou para algum lugar com casos registrados e apresentou algum sintoma gripal?  Vá até a  unidade de saúde mais próxima, informe os dados corretamente ao profissional e, após, faça isolamento até o descarte”, finalizou a diretora. 

Confira os estados brasileiros com registro de variantes: 

Alagoas, Paraíba, Amazonas, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Pará e Tocantins. 

As informações são da Rede Genômica/Fiocruz e foram divulgadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Confira os países com registro de variantes: 

Argentina, Singapura, Mayotte, Brasil, Eslováquia, Hungria, Canadá, Romênia, Irã, Chile, Espanha, Paquistão, Cuba, Tailândia, Jordânia, Equador, Suíça, Eslovênia, Estados Unidos da América, Canadá, Bangladesh, Jamaica, França, Finlândia, México, Bélgica, China, Panamá, Alemanha, Japão, Peru, Dinamarca, Índia, República Dominicana, Portugal, Coreia do Sul, Santa Lucia, Polônia, Emirados Árabes, Trindade e Tobago, Malásia, República Dominicana, Austrália, Macedônia, Santa Lúcia, Itália, Turquia, Tailândia, Reino Unido, Irlanda, Bósnia, Áustria, Suécia, Omã, Gâmbia, Luxemburgo, Gilbratar, Israel Nigéria, Vietnã, Nova Zelândia, Grécia Noruega, Trinidad Tobago, República Checa, Islândia. 

A listagem acima foi divulgada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Como prevenir?
– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
– Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
– Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico;
– Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
– Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
– Fique em casa se você se sentir indisposto;
– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui