Saúde aldeense ganha serviço de apoio com equipe e ambulância 24 horas

Atuando com ambulância, profissionais podem ser acionados pelo número 192 e realizam atendimento no âmbito municipal

Os moradores de São Pedro da Aldeia ganharam uma equipe de apoio à Saúde, que já está realizando atendimentos no âmbito municipal em atividades que não competem ao Corpo de Bombeiros. Atuando com ambulância 24h, os profissionais dão suporte a todo o município e auxiliam no deslocamento entre a residência do cidadão e o Pronto-socorro Municipal. A equipe, que é formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores, pode ser acionada por meio do número 192.

Profissionais, que atuam com auxílio de ambulância, participam de reunião no gabinete do prefeito
Profissionais participam de reunião no gabinete do prefeito
Foto: Renato Fulgoni

O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu os profissionais em seu gabinete para a entrega dos certificados do curso de capacitação e parabenizou toda a equipe. Na ocasião, o chefe do executivo destacou as conquistas da Saúde aldeense, como a inauguração de 11 postos de saúde e do Laboratório de Próteses, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a reforma e estruturação do Pronto-socorro Municipal, a eficiência do programa Melhor em Casa e a chegada do Hospital do Olho que, apesar de ser uma unidade particular, é conveniado ao SUS. “Gostaria de agradecer toda a equipe, esse é mais um momento importante para nós. A gente vem implantando diversas ações ao longo da nossa gestão, que vêm melhorando muito a Saúde do nosso município. Desejo que façam um bom trabalho em prol da nossa população, a humanização no atendimento é muito importante”, afirma o prefeito Cláudio Chumbinho.

Equipe de apoio à Saúde recebe certificados
Foto: Renato Fulgoni

A equipe de apoio é composta por 24 profissionais, sendo quatorze técnicos, seis enfermeiros e quatro condutores da rede municipal de Saúde, e está sediada na Rua Rita Pereira, nº 52, no centro da cidade. Os profissionais trabalham em regime de plantão para garantir o funcionamento 24h do serviço e realizam atendimentos, em situações domiciliares, de urgência e emergência, além de oferecerem suporte a pacientes psiquiátricos e atendidos pelo programa “Melhor em Casa”. É importante ressaltar que os atendimentos nas vias continuam sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros, como por exemplo acidentes de trânsito.

Autoridades municipais participaram do encontro

CAPACITAÇÃO

Para formação da equipe, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o curso de capacitação de Atendimento Pré-hospitalar (APH), com carga horária total de 60 horas. A qualificação, com duração de uma semana, apresentou abordagem teórica e prática e foi ministrada pelo enfermeiro Francisco Dieimes Peixoto.

Serviço com equipe e ambulância 24h já está em funcionamento
Serviço já está em funcionamento
Foto: Renato Fulgoni

A técnica em enfermagem Adenair Pacheco avalia positivamente o curso de capacitação, desenvolvido para qualificar os profissionais responsáveis pelo atendimento aos moradores. “Foi muito gratificante para a gente participar desse curso e a expectativa para o serviço é a melhor possível. Eu prezo muito pela humanização e espero contribuir para o melhor atendimento à população, sempre com um olhar diferenciado”, declara.

O instrutor do curso, Francisco Dieimes Peixoto, e a coordenadora de Enfermagem, Priscila Dantas

ATENDIMENTO QUALIFICADO

O foco no atendimento humanizado aos cidadãos aldeenses também foi um pedido reforçado pela secretária de Saúde, Francislene Casemiro, que espera, com a nova equipe, suprir as necessidades básicas do município no deslocamento entre a casa do morador e o Pronto-socorro. “Iniciamos o nosso serviço de apoio dentro da cidade, com profissionais que passaram por um curso de capacitação para realizar esse trabalho. O que eu peço de cada um é que eles priorizem a humanização quando chegarem na casa do morador e acolherem o usuário, queremos deixar esse legado para o município. A ambulância funciona 24h por dia, com uma equipe composta por dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro de plantão e condutor”, ressalta.

Ambulância funciona 24 horas
Foto: Renato Fulgoni

Servidor efetivo da Prefeitura aldeense e um dos condutores capacitados para o serviço, Wenderson Ferreira se mostra muito feliz com a oportunidade. “Essa é mais uma vitória para a população de São Pedro da Aldeia. Estávamos todos ansiosos para começar a trabalhar logo, esse dia chegou e agora estamos aqui para servir a população”, comenta.

Secretária Francislene e servidor Wenderson, um dos condutores da ambulância
Secretária Francislene e servidor Wenderson
Foto: Renato Fulgoni

Também participaram da cerimônia simbólica para entrega dos certificados o secretário adjunto de Saúde, Bruno Soares, a coordenadora de Enfermagem, Priscila Dantas, e o instrutor do curso, Francisco Dieimes Peixoto.

Prefeito Cláudio Chumbinho e secretária Francislene Casemiro
Foto: Renato Fulgoni

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Roberto Oliveira, considera a criação da equipe de apoio um dos atos mais importantes da Saúde, por auxiliar o cidadão que precisa do setor de emergência de imediato. “Nós tínhamos esse serviço há um tempo atrás, que começou com a gestão do prefeito Cláudio Chumbinho e agora retorna com uma força melhor, equipamentos melhores e equipe ainda mais capacitada. Parabéns a todos”, disse.

Prefeito posa com profissionais da equipe de apoio à saúde ao lado da ambulância