Saúde aldeense oferece curso de orientação e simulação real em emergência domiciliar

Inscrições terminam no dia 15 de maio; interessados devem preencher um formulário on-line

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai qualificar os cuidadores de pessoas assistidas pelo Programa Melhor em Casa e o Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados, da Secretaria Municipal de Saúde. O curso  “Orientação e simulação real em emergência domiciliar” é uma iniciativa do setor de Atenção Domiciliar. Também serão oferecidas 30 vagas para os cidadãos interessados em se aprimorarem no cuidado. As inscrições terminam no dia 15 de maio e devem ser feitas no endereço https://form.respondi.app/45grYKgr.

O curso será no dia 23 de maio, na sede da Unopar, a partir das 14h. O objetivo é oferecer conhecimento qualificado aos responsáveis por acompanhar pacientes que precisam de cuidados e atenção especial dentro do contexto domiciliar, por meio de orientações e simulações de situações reais.

A iniciativa irá abordar questões como posicionamentos no leito, os riscos de broncoaspiração, cuidados com a sonda nasoenteral e vesical de demora, cuidados com a higiene bucal, tipos de aspiração, valores da pressão arterial, sintomas de hipertensão e hipotensão. Também serão compartilhadas informações sobre a administração de medicamentos de emergência, parâmetros da glicemia, sinais de sintomas do infarto e reanimação cardiopulmonar, entre outros.