Serviços

Saúde aldeense realiza ação de conscientização e combate à Hanseníase

Atividade aberta à população foi realizada nesta sexta-feira (05), data estadual que alerta para a importância da mobilização a respeito da doença

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação para oferecer informações sobre o tratamento e a prevenção à Hanseníase. A atividade foi realizada na Praça Matriz, com participação do público, nesta sexta-feira (05/08), Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase.
A Hanseníase é uma doença crônica e transmissível, que tem como principais sintomas as marcas na pele, mas não é transmitida pelo toque nas feridas. A transmissão ocorre por contato com gotículas de saliva e secreções nasais por um longo período de tempo. É importante ressaltar que a propagação apenas ocorre por meio de um indivíduo contaminado com uma forma contagiante, e que não está em tratamento, para uma pessoa considerada suscetível.
A doença tem cura e o tratamento é gratuito, sendo oferecido em São Pedro da Aldeia pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O diagnóstico é essencialmente clínico, realizado através do exame dermatoneurológico, no qual se analisa a pele e os nervos periféricos pela palpação. Também são feitos testes de sensibilidade e força muscular.
Na ocasião, também foi abordado o Dia Estadual contra a Tuberculose, celebrado neste sábado (06/08), cujo tratamento também é garantido pelo SAE.
O acompanhamento das doenças é realizado por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE), anexo à Secretaria de Saúde, localizado na Rua Antônio Benedito Siqueira, n° 387, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui