A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma visita institucional ao Hospital Estadual da Mãe de Mesquita e ao Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti. O objetivo foi estreitar laços institucionais e fortalecer parcerias estratégicas para ampliar a qualidade da assistência em saúde. O município foi representado pela secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, e a chefe de gabinete da pasta, Tatiana de Cássia Ferreira Leal de Oliveira e o médico Nelson Henrique Aud Dos Santos.
As servidoras aldeenses se reuniram com o subsecretário de Atenção à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Caio Souza, o assessor do Deputado Federal Dr. Luizinho, Jorge Florencio, além dos diretores do Hospital da Mulher Heloneida Studart, Dr. Joao Ricardo, e do Hospital Estadual da Mãe de Mesquita, Michela Francis, reforçando o compromisso conjunto em buscar avanços para a rede pública de saúde. A agenda também contou com reuniões produtivas para discutir novas possibilidades de cooperação.



Inaugurado em 2012, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita é considerado a principal referência do SUS na Baixada Fluminense para atendimento de gestantes de baixa e média complexidade. A unidade se destaca por realizar, em média, 700 partos por mês, apresentando uma das menores taxas de cesarianas da rede estadual (25%).
Já o Hospital da Mulher Heloneida Studart é a primeira unidade da rede estadual totalmente especializada no atendimento a gestantes e bebês de médio e alto risco. Reconhecido como referência para esse perfil de assistência em toda a Baixada Fluminense, o hospital desempenha papel fundamental no suporte às maternidades da região.