Saúde e Educação apresentam 1ª ação do ‘Programa Saúde na Escola’

Vídeo voltado aos profissionais de ensino auxilia sobre protocolos de segurança para a retomada gradativa nas unidades escolares

Nesta semana, foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento de ações do Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto, que terá duração de 24 meses, irá abordar temas como a promoção de práticas de atividade física, cultura de paz e cidadania, prevenção de violência e acidentes, e outros assuntos que contextualizem a política intersetorial entre as secretarias de Saúde e Educação.

O primeiro tema abordado foi “Prevenção à Covid-19”. Através de um vídeo, a coordenadora do Núcleo de Ensino Permanente em Saúde (NEPS), Geandra Quirino, explicou sobre a importância dos profissionais de educação seguirem o protocolo de segurança durante a retomada gradativa das atividades presenciais nas unidades escolares.

Ideia do vídeo surgiu após levantamento de dúvidas frequentes das escolas
Divulgação: PMSPA

Geandra fez uma análise sobre o papel de destaque que o educador terá nesse primeiro momento de convívio que, posteriormente, resultará em hábitos conscientes dentro da comunidade escolar. “Todos os profissionais que trabalham na linha de frente são heróis no combate à Covid. De forma gradual, com o retorno presencial das atividades escolares, os educadores terão o trabalho de conscientização e prevenção da doença potencializado, além de ter que dar o exemplo para os alunos. Eles serão os novos heróis. O nosso programa visa dar todas as informações necessárias para que esse retorno tenha mais do que o suporte estrutural, mas também em conhecimento, para que as boas práticas de saúde sejam um hábito concretizado entre os servidores municipais”, finalizou a coordenadora.

O vídeo, que será divulgado internamente aos profissionais da Educação por meio de aplicativos de mensagem e também pela plataforma de ensino da rede municipal, foi produzido após um levantamento das dúvidas frequentes nas escolas sobre a forma de trabalho presencial.

Todas as ações do PSE vêm sendo elaboradas através de reuniões mensais que estão sendo realizadas entre a Saúde, Coordenações de Educação Preventiva e Coordenação de Programas Federais da Secretaria de Educação. Umas das encarregadas do projeto, a coordenadora Maria Regina da Silveira Rosa, falou sobre a importância da saúde e da educação andarem de mãos dadas.

“A parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação deve acontecer sempre, porque ela é de fundamental importância tendo em vista as necessidades que ocorrem em nossas unidades escolares. Principalmente com esse momento difícil da Covid-19. Então, precisamos unir forças para que venhamos agregar e somar, buscando caminhos para termos sempre os melhores resultados”, disse a coordenadora responsável pelo o núcleo de Educação Preventiva.

Reuniões mensais estão sendo realizadas para a elaboração de ações
Divulgação: SEMED