“Saúde na Escola” promove curso de noções básicas de prevenção a acidentes para profissionais da Educação

Iniciativa também aborda treinamento em primeiros socorros e prevenção a incêndio

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia retomou o curso sobre noções básicas de prevenção a acidentes, incêndio e primeiros socorros, voltado aos servidores da Secretaria de Educação. A iniciativa integra o calendário de atividades do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2023, a ação foi destinada a escolas de Educação Infantil. Já em 2024, os organizadores expandiram as atividades para as escolas do Ensino Fundamental, visando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes. O objetivo é preparar os profissionais da Educação para lidarem com situações de emergência de forma eficaz.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Eduarda Cardoso, comentou sobre o projeto. “Ao expandirmos esse treinamento para as escolas do ensino fundamental, estamos não apenas preparando os profissionais da Educação para lidar com emergências, mas também criando um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e preparado para enfrentar qualquer desafio que possa surgir”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do treinamento em primeiros socorros para os profissionais da Educação, por capacitá-los a agir rapidamente diante de incidentes, acidentes ou qualquer outra emergência que possa surgir durante o período escolar. Ao adquirirem essas habilidades, os servidores se tornam recursos valiosos para garantir a saúde e a segurança dos alunos, podendo prestar assistência imediata até a chegada de profissionais especializados.