Saúde orienta sobre cuidados para prevenção de síndromes gripais

Higienização das mãos e etiqueta respiratória podem evitar contaminações

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia faz um alerta para a população a respeito da prevenção contra os vírus e infecções respiratórias, como a gripe e a Covid-19. A medida acontece devido ao aumento de casos de síndrome gripal na região.

Os cidadãos aldeenses com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e congestão nasal, devem seguir algumas recomendações:

• Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo;
  • Caso não tenha disponível lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;
  • Higienizar as mãos com frequência e sempre após tossir ou espirrar;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Usar máscara se estiver com coriza ou tosse.

Em São Pedro da Aldeia, os testes de Covid-19 estão disponíveis no Pronto-socorro Municipal e nas unidades de saúde (UBS e ESFs), onde só serão realizados de acordo com a avaliação do profissional.

A Vigilância em Saúde ressalta que 76% das síndromes gripais registradas no município, nesse momento, são de gripes e resfriados. O setor reforça, ainda, a importância da população procurar pelas vacinas disponíveis nos postos de saúde nos dias de rotina.