Search

Secretaria de Assistência Social aldeense promove ação para militares da Marinha do Brasil

Programação contou com participação da Secretaria de Estado da Mulher

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Marinha do Brasil e o Serviço de Educação e Responsabilização do Homem da Secretaria de Estado da Mulher/RJ. Os profissionais estiveram na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) para uma palestra sobre os processos socializadores de meninos e homens que bifurcam na violência contra mulheres. O público foi composto por cerca de 200 militares, que participaram ativamente do evento.

Foto: Divulgação/SASDH

A programação teve início com a apresentação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges). A coordenadora Luciana Oliveira contextualizou o momento da construção do equipamento, seus objetivos e desafios. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo institucional enfatizando o combate à violência contra a mulher e a dinâmica de atendimento do equipamento. “Foi importante falar sobre o CEAM e seu objetivo para os militares e trazê-los para a compreensão do papel do poder público e da sociedade, onde todos nós somos responsáveis”, comentou Luciana.

O palestrante Paulo Sarcon, do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem, destacou a importância de debater a violência contra mulher a partir dos homens. “Parabenizo à SASDH e a Base Aérea da Marinha do Brasil pela oportunidade de tecer um diálogo sobre masculinidade e os processos socializadores dos homens em relação a violência contra a mulher. Saber como nasce isso, discutir com cerca de 200 homens da Marinha foi uma experiência importante e relevante, pois precisamos trazer homens de todos os segmentos da sociedade para essa discussão. Ao incluirmos os homens, nós estamos, de fato, enfrentando a violência contra a mulher. Sobretudo, ressalto o dia 06 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, destacou Paulo.

Foto: Divulgação/SASDH

Ao fim da programação, a assistente social do Núcleo de Assistência Social do Comando da Força Aeronaval (NAS), Capitão de Corveta (T) Marcelle Laureano, entregou um certificado para o palestrante Paulo Sarcon. Já a coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, presenteou-o com um exemplar do livro “O Sal da Laguna: Sua história e seu Museu”, dos autores Geraldo Ferreira e Jacyr Mattos da Silva.

Também estiveram presentes no evento a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, e a advogada do CEAM, Nathália de Oliveira.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui