Search

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Conselho Municipal de Assistência Social abrem primeiro dia de Conferência

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) abriram, nesta quinta-feira (15), o primeiro dia da XII Conferência Municipal de Assistência Social.  A abertura contou com a presença do secretário de Governo, Eronildes Bezerra, que representou o prefeito Cláudio Chumbinho, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do CMAS, Ester Marques, e a secretária adjunta da pasta, Olívia Sá. O evento tem como tema central “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social” e acontece no Teatro Municipal Dr. Atila Costa, das 13h às 17h. A programação termina nesta sexta-feira (16).

Foto: Jefferson Viana

“Todo encontro que tem como tema principal o cuidado com o outro é muito importante. Vocês disponibilizam tempo para cuidar de pessoas muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade.  Vejo que a maioria é mulher, mãe, e aqui estão lutando pelos direitos destas pessoas, vistas sem oportunidades. Parabenizo todos pela realização deste maravilhoso evento e agradeço a oportunidade de estar aqui”, falou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.

Foto: Jefferson Viana

Após declarar aberta, a presidente do Conselho falou sobre a importância da realização da Conferência, dando ênfase para o tema. “Estamos aqui pelos usuários. Quando falamos em direito do povo, entendemos que esses direitos só são garantidos se o cidadão tiver conhecimento dos mesmos. Sem aporte financeiro não temos como executá-los e a participação social é a compreensão que nada pode ser liberado para o povo, sem ouvi-lo. Agradeço a todos que diretamente e indiretamente contribuíram para a realização deste importante evento”, explicou Ester.

Foto: Jefferson Viana

Já a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, falou em nome da Secretaria. “Agradeço a todos que nos proporcionaram um momento tão emblemático, quando a garantia dos direitos humanos se encontram tão ameaçados. A realização deste evento mostra que não estamos de braços cruzados quanto ao desmonte da política de Assistência Social. Estamos em busca do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, pois assim estaremos fortes para a execução diária da política de garantia de direitos e de dignidade humana. Hoje é realmente um momento de grande alegria para todos nós”, falou.

Foto: Jefferson Viana

A programação seguiu com a apresentação do grupo de capoeira do Cras do Morro do Milagre, leitura e aprovação do regimento interno. Em seguida, foi realizada a palestra sobre “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, ministrada pela professora e especialista em Assistência Social e Direitos Humanos e em Políticas Sociais, Elaine Medeiros. O encerramento foi marcado pelaa discussão do tema, aberto ao público. 

Foto: Jefferson Viana

Já nesta sexta-feira (16), o evento vai começar com credenciamento, depois plenária e votação das propostas. A programação segue com eleição dos delegados, apresentação, votação e encerramento.

Foto: Jefferson Viana

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui