A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia e o Núcleo de Assistência Social da Marinha do Brasil, no Comando da Força Aeronaval, se uniram para promover o acesso à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A ação foi direcionada aos assistidos do Programa de Atendimento Especial (PAE) da Marinha.
As equipes técnicas do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria e do CRAS do Morro do Milagre participaram do evento, que teve grande adesão por parte dos participantes que se enquadravam nos requisitos para obter a CIPTEA.
Após preencherem o requerimento e apresentaram toda a documentação necessária para a obtenção da carteira, as famílias foram orientadas a fazer a retirada no CRAS de referência.
A assistente social responsável pela CIPTEA na Secretaria Municipal, Rosângela Almeida, destacou o estreitamento de laços na parceria para atender as demandas futuras. “É importante essa articulação para estreitarmos laços com o Núcleo de Assistência Social da Marinha, visando não apenas o acesso à carteira de identificação, mas, também, outras possíveis ações. Agradecemos ao Núcleo e à Comandante Marcelle Dias pela cessão das dependências e pelas portas abertas a futuras parcerias”, destacou.
É importante destacar que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, regulamentou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) pelo Decreto nº 126, de 28 de junho de 2021.
A expedição da CIPTEA visa garantir a atenção integral, o atendimento prioritário e a preferência no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para mais informações, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.