Secretaria de Cultura aldeense inaugura exposição “Centenário Casa da Flor”

Visitação da mostra de artes que retrata a obra de Gabriel Joaquim dos Santos segue até dia 29 de setembro na Casa da Cultura

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia inaugurou, na terça-feira (12/09), a exposição “Centenário Casa da Flor”. A mostra de artes homenageia os 100 anos da obra-prima de Gabriel Joaquim dos Santos, consagrada patrimônio cultural material do Brasil, por meio de fotografias e peças artesanais de artesãos da cidade. A visitação é gratuita na Casa da Cultura e segue até 29 de setembro. A programação de abertura também contou com o esquete documental “Casa Feita de Cacos”, estrelado pela Companhia de Teatro Municipal.

Foto: Ayron Dias

O secretário de Cultura, Thiago Marques, esteve presente na abertura da exposição e destacou a importância da Casa da Flor para a cultura e memória histórica da cidade. “Quero agradecer a todos por estarem aqui na abertura dessa exposição. Nossa Casa da Cultura já recebe o nome de Gabriel Joaquim dos Santos e, graças a ele, temos um patrimônio cultural e histórico imensurável em São Pedro da Aldeia. Precisamos falar mais sobre a Casa da Flor, precisamos enaltecer a figura do senhor Gabriel e toda a sua obra. A exposição está linda, narra a história da Casa com uma riqueza de detalhes e conta com a participação de artesãos da cidade. Estão todos convidados para conhecerem a exposição e a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos”, disse.

A diretora de Cultura do município e curadora da exposição, Giselle Lima, também falou sobre a iniciativa. “Eu gostaria de começar a minha fala agradecendo às pessoas que ajudaram a montar essa exposição. Todos que contribuíram com pertences da época do Gabriel, contribuíram com histórias. Pessoas que contribuíram com telas, fotografias e muito mais. Nosso desejo é que todos aproveitem essa iniciativa, porque é um trabalho coletivo, um trabalho que muitas pessoas ajudaram e contribuíram de muitas formas”, ressaltou.

O destaque do evento de abertura foi a apresentação do esquete documental “A Casa feita de cacos”, assinado pela Companhia de Teatro Municipal. A encenação dirigida por Anna Fernanda Corrêa narra a história do criador da Casa da Flor, Gabriel Joaquim dos Santos, trabalhador do roçado e das Salinas, filho de um ex-escravo e de uma índia, que passou mais de 60 anos de sua vida dedicando-se ao sonho de adornar a sua casa com todo o tipo de material que encontrava. A edificação construída por Gabriel no século XX foi tombada como patrimônio cultural em nível estadual e federal.

Durante a exposição, os visitantes poderão conferir mais de 20 fotografias e peças artesanais confeccionadas pelo coletivo das mulheres bordadeiras de São Pedro da Aldeia e por artesãos e artesãs da cidade. Além do artesanato, a mostra apresenta uma maquete da Casa da Flor, restaurada pelo artista plástico aldeense Flávio Rangel, um mosaico suspenso feito pelo artista Roger Suriani e pinturas assinadas por Rangel e pelo artista e instrutor de desenho da Escola de Artes Municipal, Carlos Di Angelo.

O casal Ariosto e Vania, do município de São Gonçalo, prestigiaram a abertura da exposição na Casa de Cultura. “Já conhecíamos a Casa da Flor e achamos a exposição muito rica e interessante. Gostamos muito da apresentação também, é muito importante esse chamamento para que as pessoas possam visitar, ir lá e comparecer para poderem divulgar mais essa história marcante”, comentou Vania.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. A visitação gratuita poderá ser feita até o dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.