Secretaria de Cultura participa de entrega de certificados na Jornada Cultural 2019

As diretoras municipais de Cultura de São Pedro da Aldeia, Isis Monteiro, Rosângela Guimarães e Norma Almo, além da diretora da Escola de Artes Municipal, Samanta França, participaram, na última quinta-feira (18), da entrega de Certificados de Incentivo à Cultura em homenagem às escolas participantes da Jornada Cultural 2019. O evento levou para o palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa a apresentação do espetáculo infantil “Recontando o Pequeno Príncipe”, uma adaptação do clássico literário. Mais de 600 alunos prestigiaram a atração na cidade, entre estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O projeto é uma realização da CULTURATIVA Produções Artísticas em parceria com a ARTECORPO Teatro e Cia, de Niterói.

Foto: Rafael Sousa

A diretora municipal de Cultura, Rosângela Guimarães, destacou o apoio dado ao projeto. “Recebemos com muita alegria o convite para participar desse evento, entregando os certificados à direção de cada escola presente. Foi maravilhoso, o Teatro lotou e a peça foi lindíssima. O ‘Pequeno Príncipe’ é um clássico para crianças e adultos, o público ficou encantado com a apresentação. A produtora, todo o elenco e o grupo de Teatro estão de parabéns por essa grande ação educativa”, destacou.

Foto: Rafael Sousa

O espetáculo é uma adaptação livre da obra literária “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e tem como proposta despertar uma reflexão crítica sobre o mundo, a partir de um olhar sensível e puro como o das crianças. O elenco é composto pelas atrizes Rachel Palmeirim, Cida Palmeirim e Eliana Lugatti, que se revezam em diferentes personagens e na manipulação de bonecos em cena. Recheada de aventura e suspense, a peça trouxe um show de luzes, música e muita diversão em duas sessões para a garotada.

Foto: Rafael Sousa

A Jornada Cultural é realizada uma vez por ano em um município do Estado do Rio. Esta foi a primeira vez que São Pedro da Aldeia recebeu o projeto, que tem como público-alvo os estudantes do nível infantil e fundamental. Produtora cultural e idealizadora do evento, Séfora Medeiros falou sobre a iniciativa. “A mensagem principal do espetáculo é a necessidade de tornar as crianças do mundo moderno mais sensíveis a sentimentos e práticas, que possibilitem o alcance de um amadurecimento emocional mais saudável. Nós da CULTURATIVA agradecemos à toda a equipe do Teatro, da Cultura, Direção, Coordenação e professores, que se empenharam dando o melhor de si para o sucesso dessa Jornada Cultural”, destacou.

Foto: Rafael Sousa

Receberam homenagens com a entrega do Certificado de Incentivo à Cultura representantes do Colégio Cenecista Almirante Barroso; Instituto Araújo Ribeiro Souza Educação Infantil – Paraíso; Escola Vovô Lima; Centro Educacional Clubinho da Criança e Instituto Formatto de Ensino; Centro Educacional Araújo; Jardim Escola Arca de Noé e Centro Educacional Silva Teixeira; Escola de Artes Municipal de São Pedro da Aldeia e Jardim Escola Chapeuzinho Vermelho, além do Instituto Êxito de Ensino, do município de Cabo Frio.

Foto: Rafael Sousa

Compondo a equipe do espetáculo estiveram Ricardo Lyra (luz); Bruna Lugatti (som); Junior Garcia (contra-regra); Talita Rocha, Ana Paula Medeiros e Evellin Cravo (assistentes de produção); Séfora Medeiros (produção); André Jonathan e Moisés Bryan (apoio local e mídia).