Secretaria de Educação abre inscrições para concurso cultural “Projeto Resgate à Infância”

Alunos do 4º ao 7º ano de ensino poderão participar com desenho, música, conto ou poesia

Com objetivo de conscientizar os alunos da rede municipal aldeense a respeito da erradicação do trabalho infantil, a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Educação Preventiva, abriu inscrições para o concurso cultural “Projeto Resgate à Infância”.

O aluno interessado deverá entrar em contato com a unidade escolar onde se encontra matriculado ou poderá esclarecer dúvidas do regulamento da competição pelo e-mail educacaopreventiva@semedspa.rj.gov.br. O material produzido deverá ser entregue até a próxima terça-feira, dia 10 de agosto.

O concurso será dividido em categorias e é aberto a alunos do 4º ao 7º anos. Cada ano de escolaridade contará com uma representação artística diferente. O vencedor de cada categoria poderá competir a nível estadual.

Confira as modalidades e temas selecionados:

Tema: Trabalho Infantil
4º ano- desenho
5º ano- música

Tema: Atividade Profissional
6º ano- conto
7º ano- poesia

A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Trabalho, é uma das ações para celebrar o “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”. O MPT tem reforçado a importância do combate a esse tipo de exploração. No Brasil, segundo o IBGE, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos, encontram-se em situação de trabalho infantil, e, desse total, 706 mil estão em ocupações consideradas como piores formas de trabalho.