A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue empenhada em modernizar e aperfeiçoar o ensino na rede municipal. Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de formações especiais com alunos e professores sobre o uso pedagógico das inteligências artificiais. O projeto é fruto de parceria entre a Coordenação de Matemática e o Núcleo Tecnológico (NTEM).
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a iniciativa. “É uma alegria ver nossa rede inovando com o uso da inteligência artificial na educação. A parceria entre a Coordenação de Matemática e o Núcleo Tecnológico evidencia o compromisso dos nossos professores em transformar o aprendizado dos alunos. A dedicação de cada educador é o que faz a verdadeira diferença. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou.


A coordenadora de matemática, Angelle Hipólito, e o pesquisador e formador do NTEM, Fábio Monteiro, promoveram a primeira formação presencial sobre o assunto. No formato online, o encontro contou com a participação do também pesquisador e professor Esdras Pereira e do professor Jardel Santos. A iniciativa foi ofertada para 50 professores de matemática da rede para tratar do uso ético e apresentar algumas ferramentas de inteligência artificial.
A formação continuou de forma presencial ao longo do mês, com o tema “Praticando o uso da IA na diversificação da aprendizagem significativa”. Durante os encontros, foram apresentadas novas ferramentas de inteligência artificial aos professores Esdras Pereira e Eric Souza. Como atividade prática, eles receberam o desafio de utilizar a inteligência artificial na elaboração de conteúdos relacionados ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), propondo atividades em formato de jogos que estimulassem a interação e a aprendizagem dos alunos.


Na última sexta-feira (26/09), os alunos do 9° ano da E. M. Dulcinda Jotta Mendes (São João) participaram de uma aula sobre o tema. A atividade teve como principal objetivo despertar o interesse dos estudantes e fazer com que assimilassem conteúdos de maneira significativa.
Na pesquisa realizada após a formação de setembro, muitos professores manifestaram o interesse de se aprofundar ainda mais no uso pedagógico da inteligência artificial. Os profissionais destacaram que, além de oferecer ferramentas para tornar as aulas mais atrativas, a IA também otimiza o tempo de planejamento pedagógico e elaboração de atividades, desde que utilizada de forma ética e consciente.