Secretaria de Educação celebra Semana do Meio Ambiente com ações nas escolas municipais

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia deu início, na segunda-feira (05/06), às ações de conscientização e preservação na rede de ensino municipal, tendo em foco a Semana do Meio Ambiente.  O objetivo da pasta é iniciar os projetos desenvolvidos pelos docentes em conjunto com a Coordenação de Educação Ambiental do município. As equipes pedagógicas estiveram presentes nas Escolas Municipais Luiza Terra de Andrade, Elízio Ignácio Rangel e Flonete Alexandrino da Costa. A previsão é de que mais unidades sejam visitadas ao longo da semana.

Na segunda-feira (05/06), os alunos da E.M. Luiza Terra de Andrade, no bairro Campo Redondo, receberam a equipe de Coordenação da Educação Ambiental, representada pela professora Teresa Zambrotti e a equipe de Ciências, da coordenadora Marciele Santos, para um momento de conscientização sobre o descarte de lixo. As turmas do 8º ano realizaram, ainda, um mutirão de coleta de resíduos no entorno da escola.

A professora de Ciências, Dayse Martins, destaca a importância da ação para conscientizar através do exemplo. “Foi identificado pelos alunos, na ação, o descarte do lixo de diversos materiais, tanto orgânicos quanto inorgânicos, que estavam sendo deixados na rua, na frente das casas e em terrenos baldios, sem nenhuma ou qualquer preocupação daquilo ser limpo. Futuramente, em uma chuva mais forte, esse lixo poderia vir a entupir bueiros e a água poderia retornar a casa dos moradores”, disse.

Já na E.M Elízio Ignácio Rangel, do bairro Baleia, as equipes da Coordenação da Educação Ambiental, representada pela professora Thatiane Bittencourt, e dos Anos Iniciais, da professora Vânia Gonçalves com o apoio da professora Raquel Carvalho, desenvolveram uma oficina de contação de histórias, levando os alunos a refletirem sobre a preservação do meio ambiente de forma lúdica e divertida.

Nesta terça-feira (06/06), foi a vez da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, do bairro Poço Fundo, receber a oficina de contação de histórias com o tema da preservação ambiental. Os alunos se divertiram e aprenderam mais sobre preservar o meio ambiente e sobre a importância da natureza na vida em sociedade.

Foto: Divulgação/PMSPA

A coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, ressaltou o trabalho que vem sendo feito nas escolas da rede municipal. “As ações são realizadas todos os meses, de forma contínua. Assim, realmente plantamos a semente de uma sociedade mais sustentável e consciente. A Coordenação de Educação Ambiental realiza ações durante todo o ano letivo, desenvolvendo diversos projetos com parceiros de instituições públicas e privadas. Além de estar implantando o piloto das Escolas Sustentáveis no Município de São Pedro da Aldeia”, afirmou.