Com o objetivo de garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugurou mais uma Sala de Recursos Multifuncionais AEE (Atendimento Educacional Especializado) na rede municipal de ensino. O novo espaço está localizado na E. M. Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo, e tem como objetivo promover a valorização da diversidade, a equidade no ensino e a garantia de direitos educacionais às crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Ao todo, o município conta com seis salas do tipo, atendendo a mais de 200 alunos.
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, esteve presente na inauguração e falou aos alunos, responsáveis e funcionários da unidade. “Hoje é um dia muito importante para a Escola Flonete. Inauguramos mais uma Sala de Recursos Multifuncionais, que será de grande utilidade para nossos alunos. Neste espaço, nossas crianças e adolescentes poderão trabalhar com materiais específicos para o aprendizado individual, de acordo com a particularidade de cada indivíduo. Gostaria de pedir aos pais e responsáveis para que aproveitem este recurso e abracem essa iniciativa”, declarou.





Além da nova unidade, os espaços estão presentes nas Escolas Municipais Professora Maria Celeste de Campos (Baixo Grande), Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro (Estação), Manoel Moraes da Silva (Campo Redondo), Professora Maria da Glória dos Santos Motta (Praia Linda) e Pequiá (Rua do Fogo). Juntas, essas unidades promovem inclusão, acessibilidade e equidade, assegurando que todos os estudantes tenham oportunidades reais de aprendizagem.
A Sala de Recursos, destinada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), é um ambiente organizado para ofertar suporte pedagógico individualizado, de acordo com as necessidades e habilidades de cada estudante. Com metodologias inclusivas e recursos adaptados, o espaço é pensado para estimular o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, além de promover a autonomia dos alunos. Cada detalhe é planejado para garantir a acessibilidade, valorizar a diversidade e potencializar o desempenho escolar.





A secretária adjunta de Educação, Wânia Dias, também falou sobre a inciativa. “É muito importante para os responsáveis e alunos terem esse espaço voltado para a educação especializada, onde terão um atendimento específico e uma atenção voltada para cada indivíduo por um profissional capacitado. Por isso, estamos muito felizes de poder inaugurar mais uma sala como essa em nossa rede municipal de ensino. Temos certeza de que será de grande utilidade para a educação de São Pedro da Aldeia”, afirmou.




A diretora da unidade, Luzinele Machado, também destacou a importância do espaço para a escola. “Estou muito emocionada, principalmente por estar aqui desde o início da unidade. Este espaço não é apenas uma sala, mas representa um passo importante no fortalecimento da educação inclusiva, onde todos têm o direito de aprender, de se expressar, de se desenvolver e de serem respeitados em sua individualidade. Será um espaço acolhedor para os alunos superarem seus desafios e se desenvolverem cada vez mais. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização deste lindo projeto”, pontuou.




Também estiveram presentes na inauguração a coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas, Cassiane Couto, a coordenadora de Educação Inclusiva, Simone Fonseca, e representando o Poder Legislativo Municipal, a vereadora Mislene Conceição.