Secretaria de Educação participa de curso sobre a implantação da escola cívico-militar

Capacitação abordou o manual do programa e contou com a cooperação do secretário da pasta, Elias Valadão da Mota

Representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia participam da 8ª capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A medida visa orientar os envolvidos sobre a implantação e funcionamento do programa na cidade. A unidade pré-selecionada para o desenvolvimento do projeto é a E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, localizada no bairro Fluminense. A previsão é que sejam abertas de 501 a 1000 vagas para crianças e jovens aldeenses.

Todo o conteúdo do curso foi ministrado via aplicativos de chamada de vídeo, seguindo o manual do programa. Foram abordadas a área educacional, didático-pedagógica e administrativa. Escrito e apresentado no ano de 2019, o documento foi construído de forma democrática pelo Ministério da Educação em parceria com representantes das redes estaduais e municipais de Educação.

Manual das escolas cívico-militares foi usado como base para curso
Divulgação: SEMED

Os módulos do manual foram divididos em quatro dias de curso, que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Elias Valadão da Mota, a subsecretária, Katia Santana Moreno, a diretora da unidade pré-selecionada, Geiza da Cruz Cardoso, além da assessora técnico-pedagógica, Leila Pereira Cardoso e os coordenadores pedagógicos Christiane Rangel da Silva Andrade e Leandro Valdivino da Silva.

O secretário de Educação comentou sobre a oportunidade de aprofundar conhecimento de uma realização que trará inúmeros benefícios aos alunos da rede. “Após a pesquisa pública e pré-seleção, fez-se necessária essa aproximação com todas as normas e objetivos que a escola cívico-militar nos propõe. De fato, será uma imensa alegria caso a oportunidade se concretize, pois sabemos que será um diferencial na formação dos nossos alunos, o que dará bons frutos futuramente a nossa cidade”, afirmou Elias.

Representantes da secretaria e a escola pré-selecionada participaram de curso
Divulgação: SEMED

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.