Secretaria de Educação promove reunião com diretores das unidades municipais

Encontro esclareceu dúvidas dos servidores

Os diretores das 42 escolas municipais de São Pedro da Aldeia estiveram reunidos para o alinhamento sobre as principais questões que permeiam a Secretaria de Educação. O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (8) na sede da pasta, foi dividido em dois tempos a fim de respeitar os protocolos de segurança da Covid-19.

O encontro foi iniciado pela subsecretária de Educação, Kátia Santana Moreno, que falou brevemente sobre as recentes realizações da equipe, como inaugurações, licitações em andamento, participação em fóruns e interação da nova gestão em movimentos além do eixo municipal.

Divulgação: SEMED

A contratação e a convocação de novos servidores foi um dos assuntos debatidos. O secretário professor Elias Valadão anunciou a projeção para a posse dos 182 concursados no cargo de cuidador de aluno especial, previsto para o dia 19 de agosto, na Escola Municipal Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, no bairro Estação. Já os contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado serão chamados a partir do dia 26 de julho para escolha de local de trabalho.

O retorno das aulas presenciais foi discutido com apresentação de possíveis datas e métodos de ensino, como o híbrido, envolvendo momentos presenciais e à distância com atividades complementares que favorecem o desenvolvimento do estudante. Para todas as questões relacionadas ao ensino presencial, foi citado o protocolo de retomada em elaboração pelos profissionais da educação, apontando soluções para o novo cenário trazido pela pandemia de Covid-19. Uma reavaliação do número de vagas ofertadas pela rede e a quantidade de alunos por turma será providenciada.

Outro ponto abordado foi a eleição para direção escolar, que ocorrerá em novembro. Foi aconselhado que, aqueles que vão se candidatar à reeleição, realizem a construção de um novo plano de gestão. A secretaria oferece um curso de formação para o cargo.

Premiação acontece durante reunião

Aproveitando a presença dos representantes principais das unidades escolares, a aluna Camila Rodrigues, da Escola Municipalizada Lucinda Franciscone de Medeiros, foi premiada pela participação no concurso socioeducativo “Preservar é da nossa natureza”, promovido pela concessionária Prolagos. A ação, realizada em celebração ao mês do meio ambiente, teve como objetivo estimular o pensamento reflexivo, a criatividade e a inovação dos estudantes do Ensino Fundamental.

A estudante do 9º ano produziu um vídeo sobre os impactos positivos do saneamento para o meio ambiente, garantindo um smartphone como prêmio pelo melhor desempenho a nível municipal.

O secretário de Educação, falou sobre a iniciativa. “É com grande alegria que vejo a participação ativa de estudantes que se empenham nesses concursos com nossos parceiros. O meu desejo é que a Educação continue criando essas oportunidades e destacando o talento dos nossos alunos, dando a eles uma perspectiva de um futuro mais promissor”, disse Elias.

Camila também pode falar sobre a satisfação em ser premiada pelo seu vídeo. “Eu sempre gostei de participar de concursos e mostrar o meu melhor. Me dediquei e com a ajuda das pessoas que me incentivaram, hoje estou aqui. Só tenho a agradecer por esse momento”, disse a estudante.

Divulgação: SEMED

Estavam presentes no momento da premiação, a representante da Prolagos, Thaís Suísso, a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina da Silveira Rosa, e a coordenadora de Ciências, Marciele Santos.