Secretaria de Educação realiza devolutiva dos resultados de Avaliação Interna e Simulado

????????????????????????????????????

A Coordenação de Avaliações Internas e Currículos da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou uma devolutiva dos resultados da 1ª Avaliação Interna e Simulado. A iniciativa foi dirigida pelas coordenadoras da pasta, Carmensita Faria e Ruth Mothé. Todas as unidades escolares que atendem o Primeiro e Segundo Segmento participaram da ação, que aconteceu nesta terça (27) e quarta-feira (28), no Centro de Formação Continuada (CEFOR), no bairro Nova São Pedro. A coordenação do 1º e 2º segmento esteve presentes durante a reunião.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora de Avaliações Internas e Currículos, Carmensita Faria, falou sobre a ação. “O objetivo da devolutiva é que, a partir dos dados apresentados, as escolas realizem uma análise reflexiva e elaborem estratégias para auxiliar os alunos na superação das dificuldades detectadas. Além da melhoria do IDEB, este tipo de ação busca promover o avanço do desempenho escolar dos alunos, ou seja, uma educação de qualidade”, explicou.

Foto: Lílian Souza

Visando acompanhar o desempenho da educação municipal, a Secretaria de Educação, por meio das coordenações pedagógicas, concluiu o levantamento dos resultados da 1ª Avaliação Interna e do 1º Simulado, aplicados em junho de 2019. A devolutiva desses resultados foi apresentada para a equipe diretiva e de assessoramento pedagógico, composta pela Supervisão Pedagógica, Inspeção Escolar e Orientação Educacional das unidades escolares, para a realização de análises e para que, posteriormente, possam ser traçadas ações efetivas junto ao professor para superar as dificuldades encontradas.

Foto: Lílian Souza

Durante o encontro, as equipes diretivas e de assessoramento pedagógico receberam a devolutiva da 1ª etapa avaliativa ocorrida no primeiro semestre do ano letivo. Foram apresentados e analisados os dados coletados a partir dos resultados enviados pelas escolas referentes ao simulado de 3º e 5º ano, avaliações internas do 1º ao 5º ano e simulados de 7º ao 9º ano. A ação viabiliza a aplicação das avaliações internas aos alunos da rede, a fim de prepará-los para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).