Secretaria de Esportes apoia gincana de encerramento do Projeto Botinho

Evento foi realizado na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros
Foto Bruninho Volotão/PMSPA

Os golfinhos, moby dicks e tubarões movimentaram as areias da Praia do Centro em São Pedro da Aldeia. A Secretaria de Esportes e Lazer realizou uma gincana com a participação dos pelotões mirins do Projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros, que teve o último dia de atividades nesta quinta-feira (27). A iniciativa contou com o apoio da Defesa Civil e da prefeitura, que viabilizou o transporte das crianças durante os dias de atividades. A formatura será nesta sexta-feira (28), na E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães-Cívico-Militar.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia, esse ano o Projeto Botinho teve uma atividade extra que foi um sucesso entre os participantes, a ida ao circo. A instituição destaca que busca incrementar as ações a cada ano para motivar as crianças com momentos de descontração. Com apenas seis anos, o golfinho Enzo Maia disse que participou de diversas atividades e falou sobre o passeio especial. “Gostei muito de participar das aulas, fiz muita coisa legal. Fui para a praia, fiquei bastante tempo na água, fui no Corpo de Bombeiros, e fui até no circo”.

Foto Bruninho Volotão/PMSPA

A pequena Eloáh Calixto, de nove anos, contou quais foram as atividades favoritas durante a colônia de férias. “Foi muito bom, nós nos divertimos muito, fomos à praia e fizemos muitas coisas. O que eu mais gostei de ter aprendido foi como desengasgar uma pessoa. Estou triste que vai acabar, mas estou animada para a formatura amanhã”, apontou.

Foto: Ascom/PMSPA

O jovem Gabriel Ribeiro, de 16 anos, destacou o papel do Projeto Botinho na retomada às atividades pós-pandemia. “Foi muito bom porque tem muita gente que nessa pandemia ficou sedentária e com o Botinho conseguiram voltar à ativa que nem eu. Muitos que nunca tinham praticado exercícios conseguiram pôr em prática o que não conseguiam fazer antes. Mesmo sem experiência, com a ajuda do subtenente, do sargento e dos instrutores, todos conseguiram fazer as atividades e se exercitar. Estar aqui também foi muito bom para se comunicar com outras pessoas. Durante a pandemia muita gente desenvolveu fobias sociais, então participar das aulas foi muito bom para todo mundo”, ressaltou.

Foto: Ascom/PMSPA

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, enfatizou o caráter social do projeto que conta com o apoio da secretaria. “Dar oportunidade às crianças que estão no período de férias de se exercitarem e socializarem é muito bacana. São ações preventivas de saúde também. A Secretaria de Esportes e Lazer está apoiando o projeto do Corpo de Bombeiros, estivemos presente promovendo a gincana com circuito interativo para as crianças”.

As crianças de 7 a 17 anos receberam  instruções sobre segurança na praia, noções de oceanografia e salvamento, teste de aquacidade, lições a respeito do meio ambiente e animais marinhos. O cronograma contou com atividades em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, além das praias do município aldeense. O município foi contemplado com 80 vagas e as inscrições foram feitas diretamente com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo projeto. Cada faixa etária foi dividida em um dos três pelotões: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (14 a 17 anos).

O Projeto Botinho acontece desde 1963, é gratuito e tem por objetivo promover a interação social entre os participantes. As atividades serão realizadas nas praias do Centro e do Sudoeste em São Pedro da Aldeia; das Conchas em Cabo Frio; do Pontal em Arraial do Cabo; e do Centro e na Apierj em Iguaba Grande.