Secretaria de Fazenda promove capacitação para fiscais de tributos

Treinamento visa conquistar melhores repasses estaduais ao município, que serão investidos em mais conforto e qualidade de vida para a população

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue investindo na qualificação dos servidores e digitalização dos serviços. A fiscalização da Secretaria de Fazenda utiliza uma nova ferramenta tecnológica que otimiza e potencializa os resultados. Nesta quinta-feira (11/04), os fiscais de tributos receberam uma capacitação a respeito da tecnologia.

O auditor fiscal, Daniel Manes, realizou a capacitação. “Com a atuação exemplar da fiscalização nos últimos anos, eles estão conseguindo atuar, também, em uma nova frente de fiscalização, que solicita aos contribuintes que entreguem à Receita Federal ou à Receita Estadual declarações específicas que acabam aumentando o repasse do ICMS para o município. Esse trabalho da fiscalização municipal é bem especializado e o intuito desse treinamento é melhorar ainda mais a eficiência do fiscal municipal”, destacou.

É importante ressaltar que o trabalho fiscal não penaliza os contribuintes do município, tendo em vista que é solicitado a eles apenas retificar e entregar uma declaração sobre os tributos que foram pagos ao Estado e à Receita Federal no ano anterior. Desta forma, com os contribuintes preenchendo as declarações de forma correta e apresentando os dados que já possuem, mesmo sem uma cobrança a mais, o município consegue mais investimento por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e até mesmo dos Royalties.

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, reforça a importância do município conseguir um repasse melhor do ICMS. “Essa verba é investida na Educação do município, em saneamento, obras de infraestrutura, entre outras ações essenciais para promover mais qualidade de vida para toda a população aldeense. Por isso, seguimos capacitando os nossos servidores e incentivamos a você, contribuinte, a estar em dia com seus impostos. Essa ação vai ter um retorno direto no dia a dia dos moradores”, afirmou.