Noventa litros de óleo de cozinha usado foram entregues na sede da Secretaria de Meio Ambiente e da Subsecretaria de Pesca nos últimos nove dias. Os locais viraram pontos de coleta do material no dia 04 de julho, quando a parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Unilagos – Reciclagem de Óleo Vegetal foi oficializada.
A primeira coleta foi feita pela Unilagos na quinta-feira (13/07), registrando 50 litros recolhidos na Secretaria de Meio Ambiente e 40 litros no setor de Pesca. A equipe também realizou o recolhimento de 170 litros de óleo de cozinha usado em restaurantes e quiosques das Praias do Sol e do Sudoeste.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, a destinação correta do óleo, além de benéfica para a preservação ambiental, também influencia na pontuação do ICMS Ecológico, o que impacta na arrecadação do município. “Nós iniciamos esse projeto de coleta seletiva de óleo usado em alguns pontos da cidade e estamos avançando para colocar em determinados comércios e outras Secretarias Municipais. O resultado desta parceria é extremamente positiva para o meio ambiente e, além de tirarmos vários litros de óleo que poderiam ir diretamente para a galeria pluvial do município, também aumentaremos a nossa arrecadação de ICMS Ecológico”, explicou.
Para Júlio César, sócio da empresa, a parceria começou com pé direito. “Nossa empresa está muito feliz com essa parceria junto a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Meio Ambiente. Essa é uma iniciativa que vai ajudar muito a cidade, retirando o óleo das ruas, pois muitas pessoas não sabem o que fazer com esse produto”, comentou.
É importante ressaltar que a ação do óleo causa danos à natureza quando despejado incorretamente. O descarte incorreto pode entupir o encanamento doméstico e a rede de esgotamento sanitário.
Também estiveram presentes na ação o diretor de Meio Ambiente, Leonardo Rosas, e o sócio da Unilagos, Carlos Rangel Narcísio.