Secretaria de Meio Ambiente e Pesca instala estruturas do projeto “Bituca no Chão, Não”

Bituqueiras visam reduzir a presença na areia de um dos principais poluentes das praias aldeenses
Iniciativa é o resultado dos estudos das ações de limpeza de praias realizadas no município | Fotos: Divulgação

Após cada ação de limpeza das praias realizada em São Pedro da Aldeia, o resultado das coletas são analisados e um dado que se repete como principal material poluente encontrado nas areias são as bitucas de cigarro. Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca lançou, neste ano, o projeto “Bituca no Chão, Não!”. A instalação das bituqueiras começou esta semana em diversas praias do município. A Secretaria instalou, também, novas placas informativas de conscientização sobre os cavalos-marinhos.

As estruturas foram instaladas em áreas de fácil acesso das Praias do Centro, da Pitória, do Sudoeste e do Arrastão. O objetivo é levar as bituqueiras a todas as praias aldeenses.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a importância da ação. “Trabalhamos com educação ambiental durante todo o ano com ações de limpeza de praias, palestras e eventos. O Projeto “Bituca no Chão, Não” é a concretização de estudos dos resíduos encontrados nas areias das nossas praias, para que possamos reduzir, ou até mesmo, eliminar esse tipo de microlixo tão prejudicial ao meio ambiente”, comentou.

A iniciativa é uma ação da Prefeitura para o combate à poluição resultante das atividades de limpeza de praias realizadas junto aos projetos Blue Keepers; Imersão (parceria entre a Universidade Veiga de Almeida (UVA); Instituto Escola do Mar; e à Prolagos.

Prefeitura instala novas placas informativas sobre os cavalos-marinhos

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca também separou a semana para instalar novas placas de educação ambiental sobre os cavalos-marinhos nas praias com maior incidência do animal. As praias do Centro, do Sudoeste, do Sol, da Pitória e do Balneário.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia apoia o Projeto Cavalos-Marinhos/RJ, da Universidade Santa Úrsula. A iniciativa oferece orientações à população e aos pescadores sobre o manuseio correto e cuidados com a espécie.