A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia participou de uma ação da Defensoria Pública da União que levou atendimentos presenciais voltados às comunidades pesqueiras em torno da Lagoa de Araruama. Os atendimentos foram gratuitos e aconteceram na sede da Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória, local estratégico para facilitar o acesso dos pescadores aldeenses e suas famílias.
O objetivo da ação foi garantir o acesso a direitos e promover a regularização de situações relacionadas à atividade pesqueira, esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre questões jurídicas. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São Pedro da Aldeia com a preservação ambiental e o apoio às comunidades pesqueiras da região.
A Defensoria Pública da União (DPU) foi representada pelos defensores Claudio Luiz dos Santos, André da Silva Ordacgy, Maria Cecilia Lessa da Rocha, Rodrigo Esteves Rezende e pelo coordenador de atendimento, Leandro Reis Quintanilha. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, representada pelo secretário adjunto de Pesca, Breno Bento dos Santos, e pelo chefe de Setor de Pesca, Luiz Henrique Abrantes, junto à Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca participou, também na última semana, de uma reunião promovida pelo Defensor Público Federal, Cláudio Luiz dos Santos, para debater ações necessárias relacionadas ao saneamento e ao ordenamento pesqueiro na Lagoa de Araruama. O encontro reuniu representantes do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, do Comitê de Bacia Hidrográficas Lagos São João, da Concessionária Prolagos, além de entidades de pesca locais e do SEBRAE.