Secretaria de Meio Ambiente lança novos projetos em evento na Praia do Sol

Visando ampliar a conscientização ambiental em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura lançou, nesta sexta-feira (12/04), novos projetos para o município. Em evento realizado na Praia do Sol, a Secretaria de Meio Ambiente apresentou o projeto “Bituca no Chão, Não” e o “Lagoa Sem Óleo”, que vai passar a contar com empresas parceiras.

O secretário de Meio Ambiente destacou o empenho da equipe em promover ações de conscientização ambiental em diversos cenários.

Gimba no Chão, Não

Nas diversas ações de limpeza das praias realizadas no município, a Secretaria de Meio Ambiente identificou que o principal resíduo encontrado nas areias eram as bitucas de cigarro.

Tendo em vista o levantamento, a Secretaria confeccionou recipientes para coleta responsável do material. Os coletores personalizados serão distribuídos em pontos a serem designados, como praias e locais de acesso público.

Lagoa Sem Óleo – Empresas parceiras

Dando continuidade ao “Lagoa Sem Óleo”, a Secretaria de Meio Ambiente lançou o Selo Empresa Parceira do projeto.

Para conquistar o selo, basta que a empresa se cadastre na empresa coletora de óleo de cozinha usado, Unilagos.

Desta forma, o descarte de óleo de cozinha usado será feito de forma responsável e ecológica.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a importância dos projetos ambientais. “As nossas ações de limpeza de praias já resultaram nesses projetos. Com os coletores de gimbas de cigarros, o governo municipal tomou uma ação para prevenir essa poluição. Assim como o óleo usado de cozinha, que já coletávamos e agora estamos ampliando o alcance nos unindo às empresas da cidade”.

Monitoramento da qualidade da água

As resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determinam o monitoramento de diversos parâmetros para a avaliação da qualidade da água. Entre eles foram selecionados três parâmetros para avaliação da qualidade da água da Praia do Sol no evento: amônia, oxigênio dissolvido e pH. Todos encontraram-se dentro dos parâmetros adequados. O objetivo foi realizar uma atividade ilustrativa de Educação Ambiental