Secretária de Saúde conduz encontro sobre aferição de pressão arterial

A secretária municipal de Saúde, Francislene Casemiro, realizou uma capacitação sobre aferição de pressão arterial, em seu gabinete. O encontro foi destinado aos agentes comunitários de saúde (ACS) dos bairros Praia Linda e São João. A capacitação foi realizada após visita da gestora às unidades; o encontro será feito com demais profissionais.

créditos: Luana Macêdo

A capacitação começou com a aplicação de um pré-teste para os agentes. Em seguida, a secretária deu início ao conteúdo programático, falando sobre hipertensão arterial sistêmica, classificação de pressão arterial, fatores de risco básicos, tratamento (não medicamentoso e medicamentoso), sinais e sintomas da hipertensão arterial, funções do agente comunitário de saúde no acompanhamento do paciente hipertenso, entre outros temas.

créditos: Luana Macêdo

“Nosso objetivo é aprimorar a abordagem dos agentes comunitários, além de verificar e detectar mais rápido um paciente hipertenso. Com essa capacitação vamos avaliar e ajudar os profissionais, principalmente com a troca de conhecimento”, afirmou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

créditos: Luana Macêdo

Após aplicação do conteúdo teórico, a secretária realizou aferição da pressão arterial em alguns agentes comunitários. Os profissionais também praticaram a aferição entre o grupo, tirando dúvidas e reforçando algumas orientações. Para finalizar, a secretária distribuiu um pós-teste para avaliar o entendimento e absorção do tema.