Secretaria de Saúde empossa novos servidores aprovados em concurso

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou na manhã desta sexta-feira (29) a solenidade de posse dos candidatos aprovados em concurso público para cargos de nível superior da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães com a presença da subsecretária de Saúde, Maria Lucia Feitosa, do subsecretário de Atenção Básica, Adebal Vieira, e do secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira. Foram convocados para a posse 121 profissionais aprovados em concurso, conforme divulgado pelo Comunicado Oficial nº 05/2016. A cerimônia continua na parte da tarde, com os concursados dos níveis fundamental e médio.

Subsecretária de Saúde, Maria Lúcia Feitosa parabenizou os novos servidores e deu boas-vindas a todos. “Tanto os administrativos quanto os próprios profissionais de saúde estão assumindo a responsabilidade de cuidar da saúde desta população, então o conhecimento sobre o SUS, as políticas de saúde no Brasil e as orientações do Ministério da Saúde é fundamental. Nosso desejo é que eles cheguem com o coração aberto para acolher cada um que chegar até eles. A responsabilidade da saúde de cada um que nos procura é nossa, não podemos deixar de tratar bem nossos pacientes”, afirmou.

Assumiram os cargos os servidores aprovados para técnico em arquivo, assistente social 20h, assistente social 30h, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, biólogo (análises clínicas), cirurgião dentista clínico endodontista, cirurgião dentista clínico generalista, cirurgião dentista clínico geral, cirurgião dentista clínico odontopediatria, cirurgião dentista clínico periodontista, cuidador de saúde mental (plantonista), enfermeiro (UBS), enfermeiro generalista (ESF), farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, motorista categoria D ou E, nutricionista, psicólogo, recepcionista, técnico de enfermagem UBS, técnico em hemoterapia, agente de combate a endemias e terapeuta ocupacional.

Além da assinatura do termo de posse, os novos funcionários também receberam orientações da diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Ângela Valadão, acerca do estatuto do servidor, contribuição previdenciária, normativas e carga horária, entre outros. Na ocasião, os empossados lotados nos equipamentos de Saúde Mental participaram de uma roda de conversa com a diretora municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano.

Os profissionais lotados nas Unidades Básicas participarão de uma reunião com o subsecretário de Atenção Básica, Adebal Vieira, para definirem o local de trabalho com base em uma relação criada pela Secretaria de Saúde. “Estamos oferecendo algumas opções e, baseados nas experiências profissionais de cada um, eles serão lotados em uma determinada unidade. Todos estão chegando para agregar no trabalho ofertado”, explicou a subsecretária Maria Lúcia.

“Para a Secretaria de Administração, a Prefeitura de um modo geral e os próprios profissionais que estão tomando posse, essa é a concretização de um esforço que vem sido realizado desde 2014. Os novos servidores, que investiram seu tempo e esforço financeiro, estão vivenciando o coroamento de sua dedicação. Estamos dando as boas-vindas de modo que possam ser felizes no exercício da função e lembrando que todos têm direitos, mas também deveres”, declarou o secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira.

O concurso público vigente foi realizado no final de 2014 e homologado em 2015, após 10 anos sem provas de concorrência a cargos públicos no município aldeense. Os candidatos aprovados foram contatados para a posse por meio do edital do Comunicado Oficial nº 05/2016, publicado no site oficial da Prefeitura. O Estatuto dos Servidores Públicos do município de São Pedro da Aldeia, maior lei do funcionalismo público municipal com direitos, deveres, regras de assuntos voltados às carreiras, tempo de serviço, pagamento, benefícios e outras questões específicas, está disponível no portal www.pmspa.rj.gov.br