A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia marcou presença no Seminário de Experiências Exitosas da Baixada Litorânea, realizado na quarta-feira (29/11). O evento foi criado pela Comissão de Integração Ensino-Serviço para atender a necessidade de conhecer e divulgar as práticas de saúde realizadas pelos nove municípios que integram a região.
Na oportunidade, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) apresentou o trabalho “Acessibilidade no SUS: Implantação de um laboratório da Língua Brasileira de Sinais em unidades de Estratégia da Família em São Pedro da Aldeia”. A iniciativa foi elogiada pela comentarista Claudia Beatriz Le Cocq da FIOCRUZ e IDEIASUS, que parabenizou pelo trabalho, ressaltando a importância dos cursos de Libras para a garantia de direitos das pessoas surdas.
Ainda pelo município aldeense, a nutricionista da Atenção Básica à Saúde, Evylen Garcia, compartilhou a prática exitosa do projeto de monitoramento sobre obesidade infantil do Programa Saúde na Escola. A iniciativa visa avaliar o estado nutricional de estudantes da rede municipal de ensino, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
O evento, que aconteceu em Armação de Búzios, contou ainda com a exposição de trabalhos selecionados para o Imuniza SUS e Mostra Nacional Brasil Aqui tem SUS, criados por servidores da área de saúde das cidades da Baixada Litorânea.