A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o curso de “Orientação e simulação real em emergência domiciliar”, na quinta-feira (23/05). A iniciativa foi direcionada a cuidadores de pessoas assistidas pelo Programa Melhor em Casa e o Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados, além de pessoas interessadas no tema, e aconteceu na sede da Unopar.
A ação teve como objetivo capacitar os cuidadores a lidar com situações críticas que podem ocorrer em ambientes residenciais. A metodologia abordou conhecimentos teóricos e práticos sobre como agir diante de diferentes emergências, além de questões como posicionamentos no leito, os riscos de broncoaspiração, cuidados com a sonda nasoenteral e vesical de demora, cuidados com a higiene bucal, tipos de aspiração, valores da pressão arterial, sintomas de hipertensão e hipotensão.
Na oportunidade, também foram compartilhadas informações sobre a administração de medicamentos de emergência, parâmetros da glicemia, sinais de sintomas do infarto e reanimação cardiopulmonar, permitindo aos participantes desenvolver habilidades práticas e tomarem decisões rápidas e eficazes.
“Este tipo de treinamento é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes em suas próprias casas. Visamos capacitar o cuidador para lidar com situações críticas de forma adequada, contribuindo para salvar vidas e minimizando os danos causados por emergências domésticas,” explicou o diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino.
O curso foi ministrado pelo enfermeiro do Programa Melhor em Casa, Edinei de Souza Junior, e pela enfermeira do Programa de Atendimento aos Cronificados, Thayná Felipe Almeida Jesus. “Foi uma experiência incrível, em que tivemos a oportunidade de passar um pouco do conhecimento e ajudar outros cuidadores e profissionais da área, com teorias e práticas. Ver o agradecimento no final da aula é gratificante. Espero ter superado as expectativas dos presentes”, comentou Thayná.
Para Edinei, a ação foi uma oportunidade de fala de cuidadores: “Alguns participantes nos confidenciaram que sabiam muito pouco sobre como agir em emergências e agora se sentem mais preparados e sabendo os cuidados básicos a partir dos direcionamentos e dos treinamentos práticos. Para nós é uma satisfação poder contribuir com mais essa formação,” conclui ele.