Servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia estiveram, nesta terça-feira (19/09), no Assentamento Ademar Moreira, localizado no bairro São Mateus. A equipe levou atendimentos de saúde aos moradores do local, como consulta médica, avaliação nutricional, verificação de glicose e aferição de pressão arterial, além de orientações sobre alimentação saudável. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Liliana Ribeiro foi uma das moradoras que estiveram na Associação dos Moradores em busca de atendimento. “Eu moro aqui desde que surgiu o assentamento e vim hoje me consultar, assistir à palestra. Acho que todos devem participar, pois a comunidade precisa do carinho e do respeito de todos para cuidar da saúde e termos acesso à informação. Eu gosto muito de estar presente sempre que a equipe vem”, afirmou.
Valdeído da Silva, do pré-assentamento Emiliano Zapata também comentou sobre a ação. “Eu vim procurar um médico, marcar exames, medir a glicose e a pressão arterial. Precisamos muito disso porque aqui é distante é importante ver que estão lembrando da população da área rural e suas necessidades”, disse.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs), Rosângela da Costa Silva, falou sobre o objetivo das atividades, que buscam levar informações para a população, além do atendimento médico e os serviços essenciais de enfermagem. “Nós fazemos visitas regulares aqui, mas a cada visita é uma experiência nova”, comentou.
A Emater também marcou presença na ação, oferecendo uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo, conduzida pela assistente social Teresa Cristina Gomes Ledo. “Nós fazemos um trabalho social aqui no assentamento e hoje eu vim falar um pouco sobre o mês de prevenção ao suicídio e a importância do olhar, do ouvir o outro, a respeito das questões do suicídio, da depressão e das crises de pânico, para que procurem ajuda em caso de necessidade”, comentou Teresa.
Na oportunidade, quem esteve no local pôde escolher roupas e calçados doados. “Nós pedimos nos setores, aos funcionários da saúde, e conseguimos diversos itens que trouxemos hoje para doar a quem precisa”, destacou a nutricionista da DANTs, Bruna Saião de Almeida Silva.
A programação contou ainda com a presença da Vigilância Ambiental, que distribuiu frascos de hipoclorito de sódio, produto para ser usado na água de poço ou de chuva para que possa ser consumida com segurança.