A equipe multidisciplinar da Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação em prol do Junho Violeta, o mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa. A iniciativa foi conduzida pelo Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC), nesta quinta-feira (22/06).
Os profissionais visitaram as residências da paciente Vanilda Pinheiro, que tem como cuidadora a filha, Elizabete Barros, e de José Fernandes, que é acompanhado pelo filho Gabriel Fernandes, compartilhando informações acerca dos direitos dos idosos. Em reconhecimento aos cuidadores dos pacientes assistidos pelo programa, foram entregues flores violetas, símbolo da campanha.
A assistente social, Vitória Adriana Cerqueira, falou sobre a importância da conscientização de toda a sociedade. “É preciso combater a violência contra a pessoa idosa para que elas possam viver com dignidade e respeito. A orientação sobre os tipos de violência é fundamental para que a população compreenda os tipos e as formas de violência e como denunciá-las. Além da violência física, pessoas idosas sofrem outros tipos de violência como autonegligência, sexual, institucional, abandono, psicológica, financeira e negligência”, disse.
Também participaram da atividade a fisioterapeuta, Solange Alves, a Enfermeira, Giselle Monteiro e a técnica de enfermagem Josineia Beranger.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que qualquer cidadão pode estar atento a sinais de maus-tratos e violência contra idosos e denunciar situações por meio do Disque Denúncia, no número 100.