Secretaria de Saúde realiza ações de “Outubro Rosa” em diversas unidades aldeenses

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia está realizando diversas atividades voltadas ao “Outubro Rosa”, campanha que tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção ao câncer de mama.  Equipes do Parque Arruda, São João I, Porto do Carro, Rua do Fogo e da Policlínica mobilizaram o público e realizaram atividades. Nesta sexta-feira (18), profissionais também realizaram coleta de preventivo na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro.

Equipe realizou uma mobilização entre os pacientes da Policlínica Municipal, no Morro do Milagre.

“Nosso objetivo é trabalhar com prevenção e promoção de saúde, não o cuidado da doença. Reforçamos para as mulheres a importância de fazer os exames de preventivo e da mamografia. Além das atividades nos postos de saúde, também estamos fazendo mutirão de coleta de preventivo fora das unidades, como fizemos na OAB e como faremos em algumas igrejas nos bairros”, disse a secretária de saúde, Francislene Casemiro.

Profissionais do São João I tiveram programação divida em duas tardes.
No Parque Arruda a população participou de diversas atividades, como orientação sobre a realização do autoexame.

Entre as atividades propostas nas unidades, estiveram palestras, mutirão de coleta de preventivo, solicitação de mamografias, café da manhã, roda de conversa sobre saúde da mulher, incentivo ao autoexame, esclarecimentos, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

No Porto do Carro, os moradores participaram de uma roda de conversa sobre Saúde da Mulher.
Os postos foram decorados em tons de rosa para lembrar a campanha nacional de prevenção.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o “Outubro Rosa” foi criado no início da década de 1990, para a conscientização e controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Coleta de preventivo na OAB, nesta sexta-feira (18).
créditos: Renato Fulgoni