Secretaria de Turismo reúne artesãos para renovação e novos cadastros da Carteira Nacional

Iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ)
Atendimento aos artesãos

A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta sexta-feira (03), mais de 160 pessoas ligadas ao artesanato para o cadastramento e a renovação da Carteira Nacional do Artesão. O documento formaliza a atividade e oferece diversos benefícios aos trabalhadores artesanais. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, a Coordenação Estadual de Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a AgeRio.

Artesãos comparecem para renovação e cadastramento da carteira nacional.
Foto: Gabrielly Costa

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, a ação presencial do Estado é aguardada pelos artesãos aldeenses há muitos anos. “Desta vez, tivemos o cuidado de organizar para que todos fossem atendidos. A Carteira Nacional do Artesão é uma política pública do Ministério do Turismo,  é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal e oferece diversos benefícios diretos aos artesãos. É muito gratificante podermos oferecer à categoria a assistência irrestrita da Setur-RJ, através da Coordenação do Programa de Artesanato, da Coordenação de Turismo Religioso e também da AgeRio. Fico feliz em cumprir a determinação do nosso Prefeito Fábio do Pastel em oferecer aos nossos artesãos o respeito devido”, afirmou.

Secretária Andrea conversa com artesãos da cidade
Foto: Gabrielly Costa

A iniciativa promoveu um intercâmbio de técnicas entre os artistas presentes. Para o cadastramento e a renovação do documento, os trabalhadores artesanais passaram por duas etapas. A primeira envolveu a conferência dos documentos solicitados e a segunda foi uma prova de habilidades técnicas, em que cada artesão finalizou uma peça no momento do atendimento. Atualmente, existem 196 artesãos aldeenses cadastrados no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Atendimento foi feito na casa dos artesãos de São Pedro da Aldeia
Foto: Gabrielly Costa

As senhas de atendimento foram distribuídas na noite da quinta-feira (02), durante a palestra do coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos. “Essa palestra teve como finalidade trazer todas as ferramentas que o Estado pode apresentar aos artesãos e para o desenvolvimento do artesanato local. Já estivemos aqui em São Pedro da Aldeia com a nossa loja itinerante, que é a van do artesanato, agora estamos voltando para fazer o cadastro dos artesãos e retornaremos para fazer a entrega das carteiras dentro de 30 a 45 dias”, declarou.

Além da Carteira Nacional do Artesão, o trabalhador cadastrado terá acesso à participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação do trabalho artesanal, capacitações, microcréditos e comercialização.

Lucimar da Silva foi uma das artesãs que renovaram a Carteira Nacional. Ela é presidente do Instituto Crís Águia Mãos de Ouro, que atende mulheres vítimas de violência. “Essa ONG cuida, auxilia e promove cursos e oficinas rápidas para que elas possam se distrair. Assim, nós promovemos uma diferença na qualidade de vida dessas mulheres por meio do artesanato. A carteirinha é importante para mim, mas para a ONG é muito mais, porque nos dá acesso a outros lugares”, destacou.

Lucimar da Silva faz o teste de habilidades
Foto: Gabrielly Costa

Na oportunidade, o público presente acompanhou uma apresentação do superintendente da AgeRio, Bruno Bravo, que falou sobre a linha de crédito oferecida especialmente aos artesãos com condições mais atrativas. “A AgeRio é uma instituição financeira estadual que veio oferecer uma linha de crédito com taxa de 0,25% ao mês, justamente para fomentar esse segmento e para que os artesãos possam investir na sua atividade, comprando equipamento, matéria-prima e mercadoria para revenda”, explicou.

Foto: Gabrielly Costa

A coordenadora de Turismo Religioso do Estado, Natcha Bhering, destaca que o turismo religioso está ligado ao artesanato. “Estamos aqui para alinhar uma rota turística religiosa. As pessoas estão muito carentes do artesanato religioso. Apesar de muitos artesãos ficarem um pouco receosos, esse é um segmento bem interessante e a carência é muito grande”, comentou.

O ex-secretário estadual de Turismo, que retomou seu mandato como deputado estadual, Gustavo Tutuca, também participou da iniciativa e destacou o trabalho realizado pela Setur-RJ em prol do artesanato fluminense. “Fico muito feliz de chegar aqui e encontrar essa iniciativa de integração e recuperação dos trabalhos dos artesãos, que conhecemos de perto. Agradeço a receptividade do prefeito Fábio do Pastel e toda parceria com a secretária Andrea Tinoco nesses um ano e quatro meses que estive na função de secretário, o case de São Pedro da Aldeia foi muito importante, nós aprendemos bastante com vocês e pudemos ajudar na promoção e divulgação do artesanato aldeense e de outras ações”, disse.