Secretária e equipe técnica se reúnem com vereadores para esclarecer o funcionamento do Sistema Municipal de Saúde

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, se reuniu nesta terça-feira (01) com vereadores, na Câmara Municipal, para discutir o funcionamento do Sistema Municipal de Saúde e prestar demais esclarecimentos sobre os serviços relacionados à pasta. Além da gestora municipal e dos representantes do legislativo, estiveram presentes a coordenadora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, a coordenadora Geral de Alta e Média Complexidade, Patrícia Rascão, o procurador jurídico da SESAU, Odon Lima e tesoureiro do Fundo Municipal da Saúde, Luis Henrique Martins.

créditos: Renato Fulgoni

“Agradeço o convite dos vereadores, trouxe minha equipe, pois fico satisfeita em ver esse interesse de vocês em querer entender a realidade e qual é a proposta do sistema de saúde. Sempre converso com cada vereador, quando me procuram, que qualquer cidadão que me levar um problema eu vou olhar pelo lado técnico, buscar resolver aquela questão. Os políticos são os vereadores e o prefeito Cláudio Chumbinho, eu sou a gestora técnica da minha pasta, na expectativa de dar melhorias com as políticas públicas de saúde. A minha equipe na Secretaria de Saúde já é voltada a esse parâmetro técnico. Não importa quem seja, qualquer demanda que chegue a secretaria ou ao meu gabinete é do nosso interesse resolver. Reforço para todos que a Secretaria de Saúde está de portas abertas, à disposição, eu atendo a população toda semana, quem tiver alguma necessidade pode agendar e comparecer. Destaco ainda que para o bom andamento da Saúde todos devem fazer sua parte, seja investindo, cobrando e fiscalizando, como é função dos vereadores. Qualquer esclarecimento que seja necessário pode ser levado a mim que vamos responder, é nosso interesse que os vereadores e a população entendam como funciona o sistema de saúde, o que é responsabilidade municipal e o que é do Estado, quais são os trâmites exigidos por lei e tudo mais que envolva o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

créditos: Renato Fulgoni

Durante a reunião, a secretária respondeu questionamentos sobre marcação de consultas, exames realizados, oncologia, atendimentos de especialidades, Atenção Básica, Pronto-Socorro Municipal e demais assuntos. Para o melhor esclarecimento e entendimento dos vereadores, a secretária falou ainda sobre o trâmite de funcionamento do setor municipal de regulação, o Sistema Estadual de Regulação (SER) e suas competências, judicializações, metas de atendimento repassadas aos postos, valores investidos, coberturas de saúde por meio de Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF), prioridades para atendimento, orçamento anual para a Saúde, atendimento direto com a secretária e demais temáticas.

créditos: Renato Fulgoni

A vereadora Cláudia Gregório avaliou a reunião com a secretária e equipe técnica. “Foi um excelente encontro, muito bom. Toda vez que eu tiver qualquer dúvida sobre a nossa Saúde vou solicitar esclarecimento a secretária Fran, muitas vezes a gente precisa saber o que está acontecendo para entender a realidade”, disse a vereadora.

créditos: Renato Fulgoni

Estiveram presentes os vereadores José Victor Coutinho, Ronaldo Linhares, Edivaldo de Oliveira, Leni Almeida, Mislene Conceição e Cláudia Gregório.