Secretaria Municipal de Saúde forma 2ª turma de Libras

Diversas classes profissionais participaram do curso

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia realizou, nesta sexta-feira (15/12), a formatura do 2º Curso de Libras voltado a profissionais da pasta. Ao longo de 2023, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde promoveu a capacitação de cinco turmas, com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, dentistas, agentes comunitários de saúde e recepcionistas, entre outros.

O evento foi no Centro de Formação Continuada (CEFOR), da Secretaria de Educação, contou com a presença da Patrulha Maria da Penha. A ação deu início à primeira turma de libras voltada aos patrulheiros, abordando temas como inclusão e atendimento à comunidade surda.

Em colaboração com a Coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE), foram realizadas aulas práticas com alunos surdos da E. M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, oportunizando a troca entre ouvintes com a apresentação do Poema “Sou surdo sim”.

A equipe das ESFs do Campo Redondo I e II, pertencentes ao primeiro curso in loco, realizaram um jogral sobre a importância da acessibilidade. Além disso, as turmas de nível básico fizeram apresentação de coral.  Todos os profissionais e alunos receberam certificação.

A iniciativa tem como objetivo capacitar toda a rede de saúde para melhor atendimento e acolhimento à pessoa surda. A coordenadora e uma das idealizadoras do projeto, Eduarda Cardoso, agradeceu ao incentivo da Secretária de Saúde. “Hoje a inclusão não é um tema a ser apenas debatido no SUS, mas sim colocado em prática no dia a dia para o real cumprimento do princípio equidade instituído pelo SUS,” destacou.