O secretário municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, e a diretora da pasta, Giselle Lima, estiveram esta semana em Brasília-DF. Os gestores cumpriram agenda no Ministério da Cultura e na Câmara dos Deputados com o objetivo de apresentar as demandas do município, estreitar laços e promover articulações junto aos poderes Executivo e Legislativo Federal.
Durante o encontro no Ministério da Cultura (MinC), o secretário apresentou os avanços de São Pedro da Aldeia no processo de implementação da Lei Paulo Gustavo e destacou a sanção da nova lei do Sistema Municipal de Cultura, que estabeleceu novos mecanismos de fomento cultural e ampliou as instâncias de articulação e pactuação social na cidade. Outro tema abordado foi a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de julho, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa.
Thiago e Giselle também estiveram na Câmara dos Deputados, onde se reuniram com o deputado federal Áureo Ribeiro, um dos autores da Lei Aldir Blanc. Na ocasião, os gestores aldeenses apresentaram os avanços da gestão e pleitearam recursos para a Casa da Flor e para os novos equipamentos culturais criados pelo governo Fábio do Pastel.
O secretário fez um balanço da agenda na capital federal do Brasil. “A reunião no MinC foi bastante proveitosa. Foi uma excelente oportunidade para promovermos uma aproximação, a troca de informações e também para acordarmos a participação de representantes do Ministério na nossa Conferência. Também fomos recebidos pelo deputado Áureo, que demonstrou um grande interesse em ajudar a nossa cidade. Foi uma agenda extensa em Brasília, mas fundamental para estreitarmos laços e buscarmos recursos para o desenvolvimento do nosso setor cultural”, destacou Thiago.
A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Cultura no MinC, Micaela Costa, falou sobre o encontro. “Ficamos muito felizes em receber a equipe da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia aqui no Ministério em Brasília. Estamos animados em estabelecermos esta parceria, o Minc quer estar cada vez mais próximo dos municípios”, comentou. Os gestores aldeenses também estiveram com o coordenador-geral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Minc, Daniel Samam.
Durante a visita à Brasília, os gestores também participaram da programação da Jornada Iberoamericana Museus e Sustentabilidade, realizada pelo Programa Ibermuseus e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no SESI Lab. A abertura do evento contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e contou com mesas de debate, painéis e conferências de líderes da museologia ibero-americana.
“A participação na jornada Ibero-Americana de Museus e Sustentabilidade foi uma experiência transformadora, onde profissionais e especialistas do setor museal se reuniram para discutir e explorar estratégias inovadoras para promover a sustentabilidade e a preservação do patrimônio cultural, com ênfase na importância de considerar a sustentabilidade como uma abordagem abrangente, levando em conta aspectos ambientais, sociais e culturais”, comentou a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima.
Encerrando a agenda no Distrito Federal, os gestores participaram ainda de uma reunião no Ibram e tiveram a oportunidade de fazer uma visita ao Museu Nacional da República, que compõe o Complexo Cultural da República João Herculino. Os representantes aldeenses estiveram com a responsável pelo programa educativo no Museu Nacional da República (MUN), Leísa Sasso, a coordenadora de Economia e Sustentabilidade do Ibram, Renata Passos, e o diretor do Museu da República, Mario Chagas.
Fotos: Divulgação SEMUC/PMSPA