Sede do CISBALI é inaugurada em São Pedro da Aldeia

Cerimônia contou com a participação de diversos secretários de Saúde e autoridades da Baixada Litorânea

O município de São Pedro da Aldeia agora é a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI). O prefeito Fábio do Pastel recebeu autoridades da Baixada Litorânea para a inauguração do espaço, que homenageia Suely Osório, assistente técnica da Secretaria de Saúde aldeense, falecida em abril. O evento contou com a participação da presidente do Consórcio, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, além de secretários municipais de Saúde e demais autoridades da área.

Integram o Consórcio os municípios de São Pedro da Aldeia, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras e Saquarema.

O prefeito Fábio do Pastel deu boas-vindas a todos falando sobre a importância do consórcio. “Estou muito feliz por mais essa realização. É um desafio muito grande para todos os envolvidos, todos os secretários de Saúde, mas o que me deixa satisfeito é saber que todo esse trabalho é para o povo, para a população de toda a Baixada Litorânea. Quando podemos nos unir em prol da saúde e lutar por dignidade, é muito importante”, destacou.

A secretária executiva do CISBALI, Natalia Alves, abriu a cerimônia agradecendo aos anfitriões e ressaltando que o consórcio é um sonho dos municípios e das pessoas que os representam e que a inauguração da sede é a concretização de um sonho.

A presidente do Consórcio, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, também falou sobre o momento. “Quero agradecer à Prefeitura de São Pedro da Aldeia por nos ter cedido este espaço tão importante para a regionalização que temos buscado em relação à saúde. O Consórcio é um instrumento valioso para todos os nossos municípios. Sabemos que estamos no início de um processo, mas é necessário começar. Essa sede é  muito benéfica pela localização, por ter todos os municípios ao redor, por isso agradeço ao Prefeito Fábio e à secretária de Saúde, Maria Márcia”, disse.

O superintendente de urgência e emergência do estado do Rio de Janeiro, Glauco Fonseca, falou em nome da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. “Quando se fala em consórcio, se fala em avanço na saúde. Quando consultamos a legislação, podemos constatar que o SUS só é o que é por funcionar em rede e a melhor forma de garantir esse funcionamento é através dos consórcios, principalmente para o setor de urgência e emergência, para o avanço em todas as nossas ações em benefício da saúde da população. O CISBALI pode contar com a SES-RJ para tudo que precisar”, ressaltou.

Participaram do evento os secretários de Saúde de São Pedro da Aldeia, Maria Márcia Sampo Fontes, de Armação dos Búzios, Leônidas Heringer, de Cabo Frio, Bruno Alpacino, de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, e de Iguaba Grande, Carla Valle, além da subsecretária de Saquarema, Ana Paula Duarte e representantes de Araruama, Maxwel Sócrates, e Rio das Ostras, Samantha Esmaile da Silva Vianna Lisboa.