A fiscalização das praias e ruas de São Pedro da Aldeia será intensificada durante o período de Carnaval. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública terá o efetivo reforçado para garantir o ordenamento das vias da cidade a partir desta sexta-feira (25). As equipes estão atentas para assegurarem o cumprimento do decreto nº 012 que proíbe desfiles, blocos e festas em comemoração ao Carnaval nas vias públicas do município. O objetivo também é prevenir a aglomeração em locais que tradicionalmente teriam fluxo mais intenso de pessoas.
Os agentes vão atuar em esquema especial de trabalho até o dia 6 de março, o domingo após o Carnaval. O reforço será dividido em turnos, com o uso de motocicletas, viaturas de Pronta Resposta da Guarda Municipal, apoio da equipe de Fiscalização de Posturas e da Defesa Civil. A fiscalização de transportes e a atuação da vigilância municipal também serão intensificadas.
De acordo com o Secretário de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo, com o reforço do efetivo o foco será no patrulhamento preventivo. “Com o carnaval cancelado, nossas equipes estão atentas para garantirem o cumprimento do decreto. Seguimos as diretrizes do prefeito, Fábio do Pastel, de reforçar a segurança da população. Nossos agentes estarão em deslocamento pelas imediações das praças, espaços públicos e orlas das praias aldeenses”, apontou.
Para dar mais mobilidade aos agentes durante os períodos de trânsito intenso, 10 motocicletas estarão disponíveis. As equipes contam com o apoio da Polícia Militar por meio do BPRV. A secretaria solicitou, ainda, atenção redobrada do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) nas rodovias estaduais que cortam o município.
Ordenamento nas praias
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública reforça que moradores e turistas devem estar atentos ao Código de Posturas Municipal, que estabelece normas de conduta para segurança e utilização correta das praias.
É proibido o uso de churrasqueiras e de aparelhos de som na faixa de areia, além do uso de objetos de vidro. O acesso de veículos na faixa marginal de proteção também é vetado, assim como o descarte irregular de resíduos.