Search

Semana do Meio Ambiente conscientiza população em São Pedro da Aldeia

Guarda Ambiental e Secretaria de Educação realizaram ações pela preservação e sensibilização ambiental

Foram dias de aprendizado e conscientização ambiental para os alunos e para a população de São Pedro da Aldeia. A Semana do Meio Ambiente chegou ao fim nesta sexta-feira (10), e contou com diversas ações que ampliaram o conhecimento dos ecossistemas e a importância de se preservar o meio em que vivemos. Além de palestras nas escolas mostrando o trabalho da Guarda Ambiental Municipal e ações de coleta de lixo na orla da Lagoa de Araruama em conjunto com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca também promoveu evento de sensibilização para proteger os cavalos-marinhos.

Os agentes da Guarda Ambiental do município se organizaram para levar mais conhecimento para as crianças e adolescentes, mas quem roubou a cena foram os animais resgatados. Para conscientizar os pequenos, os guardas levaram um Gavião de Rabo Branco (Geranoaetus albicaudatus) e uma Arara-Vermelha (Ara chloropterus) que foram salvos pela equipe municipal. Atualmente, os animais já foram encaminhados para tutores devidamente registrados. As palestras foram apresentadas para os alunos da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda Da Silveira, no Botafogo, e na Escola Arca de Noé, no São João. As ações não afetaram as operações de fiscalização de rotina realizadas na cidade. 

Segundo o comandante da Guarda Ambiental, Thaian Carvalho, a conscientização é primordial para as próximas gerações. “Foi muito impactante para os alunos ver espécies como essas tão de perto pela primeira vez, eles ficaram muito animados. Essas palestras de conscientização ambiental são muito relevantes para mostrar a importância da proteção do meio em que vivemos e dos animais. Isso faz com que as crianças e os adolescentes sejam novas vozes na luta pela preservação ambiental”, relatou. 

Ainda nesta semana, a Guarda Ambiental realizou uma palestra sobre educação ambiental para os alunos da E. Mz. José Guimarães, no bairro Porto. Na ocasião, os agentes e os servidores da Secretaria de Educação do município realizaram uma atividade para colocar em prática a conscientização sustentável. Um grupo de 12 alunos participou da ação de limpeza e coleta de lixo na Orla do Camerum. Foram coletados aproximadamente 400 quilos de detritos.

Os estudantes da E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João, também participaram de uma ação educativa. A Guarda Ambiental realizou uma palestra explicando o dia a dia dos agentes no município. A prefeitura reforça que caso a população presencie ações ilícitas, pode ligar para o número 153.

Proteção para os cavalos-marinhos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, São Pedro da Aldeia investiu em conscientização e educação ambiental. No domingo (05), a Praia do Arrastão, no bairro Poço Fundo, foi o ponto de encontro da população que se interessa em conhecer mais da Lagoa de Araruama e como ajudar a preservar um dos maiores patrimônios ambientais da região. Foram realizadas atividades educativas e doação de mudas de árvores frutíferas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria de Agricultura e com o Projeto Cavalos-Marinhos/RJ da Universidade Santa Úrsula. 

Quem participou da ação pode tirar dúvidas e conhecer mais sobre os cavalos-marinhos, além de conferir espécimes do animal desde os primeiros dias de vida até a idade adulta. O evento culminou na instalação de uma nova placa de conscientização, tornando a Praia do Arrastão, mais um local de conservação e preservação dos cavalos-marinhos na cidade. Na praia, foi registrado o primeiro relato de uma colônia de animais nos últimos anos. 

Os participantes também receberam mudas de árvores frutíferas como azeitona doce, jabuticaba, acerola, limão galego e pitanga. Ao todo, foram distribuídas 40 mudas doadas pela Secretaria de Agricultura como incentivo à arborização do município.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui