Search

Semana do Meio Ambiente realiza atividade educativa na Praia das Pedras de Sapiatiba

Alunos aprenderam sobre os efeitos dos resíduos e participaram de uma atividade prática de análise da qualidade da água
Atividades práticas e debates de conscientização ambiental envolveram os alunos | Fotos: Aline Torres

A Semana do Meio Ambiente segue a todo vapor com atividades práticas e educativas em São Pedro da Aldeia. Nesta quinta-feira (06/06), os alunos do 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, do Centro Educacional Missão de São Pedro, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre a presença de microplásticos no sistema lagunar de Araruama e os impactos socioambientais gerados por esse ecossistema. O encontro foi realizado na Praia das Pedras de Sapiatiba, que recebeu a Bandeira Azul, no bairro Praia Linda. Na ocasião, os estudantes também puderam fazer a análise da qualidade da água. Os alunos do 4º e 5º ano dos anos iniciais da unidade escolar também participaram de uma dinâmica na Praia do Centro. Nesta sexta-feira (07/06), toda a população está convidada a participar da audiência pública para criação da Unidade de Conservação da Ilha dos Macacos, no bairro São Mateus, que encerra a Semana do Meio Ambiente.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira acompanhou as atividades na praia e explicou aos jovens como é feito o acompanhamento da praia para a manutenção da Bandeira Azul. “Realizamos o monitoramento constante da qualidade da água, assim como vocês puderam fazer hoje, além de estarmos sempre empenhados em realizar ações de educação ambiental, como essa. Nossas amostras seguem aptas. Atualmente, a bandeira não está hasteada, pois a primeira temporada dura quatro meses, terminando em abril deste ano. Vamos renovar a temporada em dezembro deste ano, seguindo todos os critérios do júri internacional”, destacou.

Os alunos foram divididos em grupos e puderam comparar os resultados utilizando com as próprias mãos, o kit de análise da qualidade da água. As resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determinam o monitoramento de diversos parâmetros para a avaliação da qualidade da água. Entre eles foram selecionados três padrões para avaliação da qualidade da água no evento: amônia, oxigênio dissolvido e pH. Na amostra coletada no local, todos se encontraram dentro das normas adequadas. 

A matéria Impactos Ambientais faz parte do currículo escolar da unidade e as professoras Thatiane Bittencourt (Geografia) e Jully Dutra (Inglês) defendem os projetos interdisciplinares para fomentar a conscientização ambiental nos alunos. Nas aulas de inglês, os alunos serão convidados a montarem cartazes com as informações adquiridas nesta Semana do Meio Ambiente, usando o idioma, uma vez que a data é internacional. A professora de geografia reforça a importância da abordagem pedagógica voltada para cada série. “Os jovens aprendem e se identificam com o tema quando trazemos eles para campo dessa forma. Eles refletem, levam para a rotina deles e começam a mudar os hábitos, além de incentivarem a mudança no contexto social em que estão inseridos. Estamos trabalhando a conscientização e responsabilidade ambiental com diversos anos escolares unindo as diferentes áreas do conhecimento”, explicou Thatiane.

As alunas do 1º ano, Mariana DeLucca e Blanka Prestes, de 15 anos, comprovaram a fala da professora. “Eu achei muito interessante e muito necessária essa palestra, porque é o tipo de coisa que a gente não aprende em lugar nenhum. Por mais que muitas pessoas achem que a destinação dos resíduos seja um senso comum, tem muitos detalhes que fazem a diferença e que nós mesmos podemos fazer. Acho muito legal ver a comunidade agindo em prol da preservação das nossas praias e da laguna”, comentou Blanka. Já Mariana pontuou a importância da responsabilidade ambiental. “Tem muita gente que joga resíduos nas praias e pensa que alguém vai pegar, só que não é assim. Foi interessante descobrir mais detalhes sobre como o descarte incorreto afeta nossa vida. Temos que lutar cada vez mais para preservar nosso meio ambiente, porque tudo isso é para a gente mesmo, para o nosso convívio. Cada um precisa fazer a sua parte”, ressaltou.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca realiza o evento em conjunto com a Secretaria de Educação, e conta com o apoio das secretarias de Turismo e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho. Também estiveram presentes a coordenadora do Instituto Escola do Mar, Paloma Arias, que também é integrante do juri do Projeto Bandeira Azul, representantes do Instituto Onda Azul e do projeto Imersão, da Universidade Veiga de Almeida.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui