Search

Semana do Meio Ambiente realiza ciclo de palestras 

Mesas redondas abordaram temas como sustentabilidade e educação ambiental
Evento reuniu especialistas na área ambiental e foi aberto à população e à comunidade escolar | Fotos Aline Torres

A Semana do Meio Ambiente segue com uma programação educativa em São Pedro da Aldeia. Na terça-feira (04/06), a população foi convidada a participar de um ciclo de palestras promovendo a conscientização ambiental. O evento, promovido pela Prefeitura, foi realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa e reuniu especialistas em diversos segmentos da área. Os participantes receberam certificado e ganharam, ainda, uma muda de espécie nativa do município. 

As atividades continuam nesta quarta-feira (05/06), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de mudas junto a alunos da rede municipal de ensino. A Semana do Meio Ambiente é uma realização conjunta entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Pesca, com apoio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e de Turismo.

Com uma homenagem à secretária de Educação, Sheila Atalla, que faleceu no dia 26 de maio deste ano, o professor Geucimar Santos emocionou os presentes com a leitura de um monólogo inspirado na eterna professora e amiga de longa data. O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira participou da primeira mesa redonda da tarde e elogiou o tributo. “Essa é uma semana bem emblemática para a gente, principalmente unindo a Educação à preservação ambiental, construindo essa programação juntos também com as Secretarias de Turismo e de Agricultura desde o começo. Tenho certeza que a nossa querida Sheila, que chegou a participar dessas ações, ficaria orgulhosa em ver este evento tomando forma. Parabéns ao professor Geucimar, que falou exatamente o que eu imaginaria ela dizendo”, comentou Mario Flavio Moreira.

Com o tema “Sustentabilidade: desafios e perspectivas”, a Prof.ª Dr.ª Amélia Cristina Alves Bezerra, atuante na Formação de Professores de Geografia, comentou a importância de se realizar recortes no debate ambiental para que seja possível se aprofundar sobre cada tema e gerar, assim, a autorreflexão de cada indivíduo ou lugar quanto ao seu papel na sustentabilidade. 

Já o Prof. Me. Eduardo Pimenta abordou projetos em prática na região. “A ideia é utilizar a educação ambiental como ferramenta de atingimento dos objetivos numa abordagem das experiências que nós temos e as críticas para que a gente possa sempre efetivamente estar melhorando. Eu trago três estudos de caso em que a gente utiliza a educação ambiental para a gestão sustentável dos recursos hídricos, para o programa de iniciação científica, pesquisa e extensão, para subsidiar a tomada de decisão assertiva, a preservação de espécies protegidas por lei e a terceira experiência e a utilização de lodo das estações de tratamento de esgoto para a produção de substrato, para a germinação de sementes e mudas nativas para a revegetação da nossa mata ciliar”, destacou Eduardo Pimenta. 

A segunda mesa abordou o tema “Educação Ambiental Crítica: experiências e práticas” e a Profª. Especialista Raquel Carvalho trouxe a vivência em sala de aula, reforçando a importância de se começar a educação ambiental desde os primeiros anos de ensino, oferecendo às crianças e jovens o conhecimento e as ferramentas para tornarem-se adultos que lutem pela sustentabilidade. 

A ecologista e Profª. Dra. Roberta Ramalho destacou a importância da pluralidade de diferentes Secretarias unindo-se em prol da conscientização ambiental. Ela trouxe a cultura e o movimento dentro da educação ambiental, com dados históricos e uma linha do tempo das ações que influenciaram o histórico que permeia a sociedade atualmente. “A iniciativa está de parabéns por colocar também em posição de protagonista a Secretaria de Educação, junto à Secretaria de Meio Ambiente. A gente precisa fortalecer isso. A semente de uma nova cultura está na educação, das séries iniciais ao ensino superior. Quero parabenizar a Prefeitura de São Pedro da Aldeia por esse evento plural, diverso e inclusivo”, apontou Roberta Carvalho.

O engenheiro agrônomo Márcio Piratelo também participou da mesa e abordou o banco de alimentos estadual Ceasp, localizado no bairro São Mateus. Eles comemoram um ano esta semana com a doação de mais de 40 toneladas de alimentos.

Na ocasião, também foi apresentada a equipe de coordenação ambiental da Secretaria de Educação composta pela secretária adjunta Elaine Mendes, pela secretária adjunta pedagógica, Wânia Dias, pela coordenadora de Políticas Pedagógicas, Danielle Correa, e pelas coordenadoras de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt e Teresa Zambrotti. Wânia ressaltou a característica intersetorial que a preservação do meio ambiente deve ter. “Falar de meio ambiente é falar de saúde, de segurança, no ambiente que a gente vive. É responsabilidade de cada um de nós preservar a natureza, cuidar, fazer o nosso papel. Que a gente possa levar tudo o que foi tratado aqui como algo muito precioso, que a gente vai colocar em prática e participar ativamente da história da nossa cidade em defesa do meio ambiente”, apontou Wânia Dias.

Representando o prefeito Fábio do Pastel, o assessor Edmilson Bittencourt esteve presente e destacou o reconhecimento e gratidão da gestão à iniciativa conjunta entre as Secretarias de conscientização ambiental.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui