Serviços de recuperação da Lagoa, em São Pedro da Aldeia, já mostram resultados positivos

As inúmeras ações e investimentos realizados pelo atual Governo aldeense para a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama já deixam os resultados a mostra. Os moradores de São Pedro da Aldeia podem notar a nítida diferença nas águas, que estão mais claras e saudáveis. A maior laguna hipersalina do mundo voltou a ser orgulho da população e turistas. Atualmente, é possível encontrar diversas pessoas fotografando as águas e falando com admiração do local. Tudo isso graças a fiscalização que é feita diariamente e a diversos serviços, que hoje funcionam em sua totalidade. O Sistema de Tempo Seco está funcionando plenamente e o número de bombas ativas foi de duas para quatro, dobrando a capacidade de coleta de esgoto. Além disso, o aumento das redes de esgoto da cidade somado às ações de esgotamento sanitário para fechamento do cinturão de proteção da Lagoa também gera bons frutos.

O Prefeito e Presidente do Consórcio Lagos São João, Cláudio Chumbinho, acompanha de perto o trabalho que tem sido realizado e fala com orgulho dos resultados. “Sou um eterno apaixonado por essa lagoa, que é o nosso maior tesouro. Desde o início de nosso Governo que venho trabalhando muito pela recuperação dessas águas, que hoje já estão claras. Sou filho dessa terra e falo emocionado que estamos trabalhando no caminho certo para a recuperação ambiental da lagoa e sei que essa é uma das nossas principais obras”, disse.

Os bons resultados dos trabalhos incentivam o Governo a trabalhar cada vez mais em prol do Meio Ambiente. Em uma ação inédita, a Prefeitura deu início à obra de esgotamento sanitário para fechamento do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama.

No bairro Mossoró, primeiro setor trabalhado, cerca de 500 casas já estão ligadas na nova rede de esgoto. Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Centro, Canal do Mossoró, Alecrim, Maracanã e Camerum também serão beneficiados com a ação. No valor de 10 milhões de reais a obra será paga após a conclusão, com recurso do ICMS Verde. O serviço é feito em parceria com a Prolagos.

Secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad fala sobre a importância do trabalho que é realizado na cidade. “O tratamento de esgoto na beira da nossa lagoa é de vital importância, porque ela é o nosso maior recurso hídrico. São Pedro da Aldeia tem dado vários passos para contribuir com a despoluição do local. As antigas bombas ficaram insuficientes, porque o governo do Prefeito Cláudio Chumbinho conseguiu aumentar a rede de esgoto da cidade. A elevatória perto da Rodoviária, que recebe todo o esgoto de São Pedro da Aldeia e, de lá, joga para a estação, começou a ficar sobrecarregada. Eram duas bombas gigantes que não estavam dando conta, despejando esgoto na Lagoa. Duas novas bombas foram colocadas naquele ponto, dobrando a capacidade da elevatória e dando fim ao despejo. É importante investir no aumento da capacitação do esgoto em todos os lugares que são banhados pela Lagoa. Esse é um trabalho que precisa ser feito em parceria para que possamos recuperar de vez o nosso maior bem. O Prefeito Cláudio Chumbinho, que é um grande apaixonado pela laguna, tem investido bastante nessa recuperação”, disse.

Atualmente, a Lagoa de Araruama passa pelo período de Defeso, que tem como objetivo renovar o estoque pesqueiro, de crustáceos a peixes. A fiscalização é feita pela União Protetora do Ambiente Natural (UPAN), em parceria com os Guardas Ambientais dos cinco municípios participantes do Defeso. É válido lembrar que a Guarda Ambiental Municipal tem o papel de fiscalizar todos os aspectos ambientais, terrestres e aquáticos. Em São Pedro da Aldeia, os Guardas Ambientais fiscalizam desde despejos clandestinos na Lagoa, até queimadas, denuncias de maus tratos aos animais e pesca irregular.

]]>