A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está empenhada em oferecer cada vez mais qualidade de atendimento à população. Por isso, membros da equipe do Centro Municipal de Reabilitação participaram da capacitação “Atuação Fisioterapêutica no Transtorno do Espectro Autista”. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-2), no município de Rio Bonito.
A iniciativa teve como objetivo capacitar os fisioterapeutas no atendimento ao autista nas mais diferentes fases da vida. A apresentação foi realizada pelos fisioterapeutas Clailson Henriques de Almeida Farias e Roberta Vieira, que debateram temas como a legislação, possibilidades de atuação de técnicas e fisioterapêuticas no atendimento do paciente no espectro autista, entre outros.
O município aldeense foi representado pela fisioterapeuta traumato-ortopedista e diretora do Centro Municipal de Reabilitação, Fernanda Suzarte, pela fisioterapeuta respiratória e psicomotricista, Joanna Azevedo, pela fisioterapeuta respiratória e neurofuncional, Rosane Abreu, fisioterapeuta respiratória pediátrica, Pamela Sumar, fisioterapeuta psicomotricista e PICS (práticas integrativas e complementares – shantala), Elaine Matos, e pela fisioterapeuta acupunturista e fitoterapeuta, Edwania Alves.
A fisioterapeuta Edwania Alves comentou sobre a participação. “Gostei muito do curso, pois foi muito esclarecedora a fala de Clailson, que ajudou muito com minhas dúvidas nas PICS, e Roberta acrescentou muito com a experiência e o material que apresentou sobre autismo. Vimos também que nossa equipe está bem adiantada em vista dos outros municípios”, destacou.
“O curso foi muito enriquecedor, acrescentou em nós, não só como profissionais, mas também como seres humanos. É uma iniciativa que nos faz olhar com mais empatia, entendendo melhor o que os pacientes passam e como podemos ajudar verdadeiramente. Foi muito importante esse conhecimento”, completou Pamela Sumar.