Servidores aldeenses participam de curso sobre a nova plataforma Transferegov.br

Capacitação aconteceu no Núcleo Tecnológico e Ensino Municipal (NTEM) na Secretaria de Educação

Os servidores da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e entender um pouco mais sobre a Nova Plataforma de Transferências Voluntárias. A ferramenta é destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

O curso de capacitação, referente à plataforma Transferegov.br, foi realizado no Núcleo Tecnológico e Ensino Municipal (NTEM) e contou com a participação de 12 servidores públicos das Secretarias de Planejamento e Gestão (SEPLAG), de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEMOD), de Esportes e Lazer (SECEL), de Licitações, Contratos e Convênios (SELICC) e de Fazenda (SEFAZ).

A capacitação foi ministrada pelo professor Nilton Almeida Rocha, do Instituto VERO Treinamento de Gestores Públicos Ltda. O evento foi organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano.

O curso foi criado com o objetivo de promover, desenvolver e coordenar as políticas de formação, capacitação, aperfeiçoamento e valorização dos servidores, visando à modernização e eficiência dos serviços públicos.

Conheça o Transferegov.br

A nova plataforma é um sistema estruturante e tem o Sistema de Gestão de Parcerias da União (Sigpar) como estruturador, conforme o Decreto nº 11.271/2022, o Transferegov.br é a solução tecnológica em si e representa a evolução da antiga Plataforma +Brasil. A alteração do nome atende aos requisitos do padrão gov.br e busca deixar mais intuitiva a relação entre a marca e o tema Transferências. Com dados abertos, o Transferegov.br operacionaliza de forma informatizada as transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.

Pautando-se na probidade e nas necessidades de todos os atores envolvidos no processo em questão, constituem princípios do Transferegov.br: a otimização dos gastos de recursos públicos, a avaliação informatizada das prestações de contas, a rastreabilidade e menor custo de controle, o monitoramento digital da execução das políticas públicas com fortalecimento do controle social e resultados para a sociedade por meio do fortalecimento da governança e da gestão públicas.