Servidores da Assistência Social participam de roda de conversa com o tema “Cuidar de quem cuida”

Foto: Juliana Telha

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu uma roda de conversa com o tema “Cuidar de quem cuida” nesta sexta-feira (18/10). A iniciativa teve como objetivo auxiliar e orientar os servidores da pasta. A secretária Aline Manhães, a diretora do departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, a coordenadora de Igualdade Racial, Fernanda Costa, e a coordenadora da pasta PCD, Cláudia Oliveira, participaram do evento.

Foto: Divulgação SASDH

A roda de conversa e dinâmicas do encontro foram conduzidas pela equipe técnica do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do município, com a coordenadora Jaqueline Fernandes, a psicóloga Sunamita Soledade e a enfermeira especializada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Suéllen Flores.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Aline Manhães, ressaltou a importância da saúde mental para o município e para os servidores que acolhem a população. “Agradeço a parceria com a Secretaria de Saúde, em especial a participação da equipe técnica do CAPS. Achei muito bacana esse momento de ação quando a Indiara trouxe a ideia, pois lidamos com tantas questões no dia a dia, questões pessoais, no trabalho, e a gente vai se deixando para depois. Saúde mental é algo que a gente precisa refletir, entender que é importante a gente se cuidar. E cuidar de quem cuida é a nossa proposta enquanto instituição, cuidar de quem cuida de todos, nos espaços de trabalho, promovendo o acesso a direitos, lidando diretamente com os usuários e entre nós mesmos, nas relações interpessoais e interprofissionais. Agradeço a presença de todos, foi um encontro pensado com muito carinho, dedicação e no trabalho que estamos todos envolvidos”, declarou.

Foto: Juliana Telha

A diretora do departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, falou da relevância de ações como esta para a valorização dos servidores. “O evento de hoje é para ressaltar a importância da nossa saúde mental com essa roda de conversa, pois, no dia a dia, durante o trabalho, muitas vezes nós acolhemos os outros e nos esquecemos de nós”, comentou.

A coordenadora do CAPS aldeense, Jaqueline Fernandes, também ressaltou a importância desse cuidado com quem cuida da população. “Fomos convidadas pela Secretaria de Assistência Social e viemos representando a saúde mental do município, enquanto CAPS, para fazermos uma roda de conversa sobre a promoção à vida. É o que o CAPS faz e nós, da saúde mental, trabalhamos com todos estes tópicos para fortalecermos a nossa mente, o nosso psicológico, para que não tenhamos que ir para o atendimento do CAPS, onde atendemos casos graves. Hoje viemos aqui para termos uma conversa bem alegre, bem bacana”, destacou.