A inclusão com afeto foi pauta da capacitação aplicada aos coordenadores e profissionais de assessoramento pedagógico da Secretaria de Educação. Na tarde desta quarta-feira (20), a faculdade Uniasselvi deu início ao curso gratuito do projeto AutismoS Presente, que aborda a atmosfera do transtorno do espectro autista (TEA), orientando sobre as principais particularidades e potencialidades das salas de aula com ensino inclusivo.
Além de levantar debates necessários, a ação prepara os profissionais da educação para orientar adequadamente crianças e adolescentes autistas no dia a dia escolar, visando uma convivência inclusiva e humanizada. Entre os temas abordados, estão as comorbidades associadas ao TEA, como, ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção, Síndrome do X Frágil, e entre outros.
A diretora do polo de São Pedro da Aldeia, Ingrid Francisconi, falou dos benefícios da parceria entre a Secretaria de Educação e a Uniasselvi. “Estabelecer uma parceria com a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia para oferecer, de forma gratuita, uma Capacitação com uma temática tão relevante como a da inclusão social, nos enche de orgulho. Além de estar diretamente atrelada a real missão da Uniasselvi, que é colaborar com o desenvolvimento e conhecimento nas cidades em que estiver inserida”, comemorou.
Quem participou da abertura do curso foi a subsecretária de Educação, Kátia Santana Moreno, que destacou a iniciativa trazida aos servidores. “Queremos aprender um pouco mais, porque nunca é demais tudo que a gente absorve na educação. O modo de lidar com o outro, as dificuldades, as características da pessoa com TEA, a forma de auxiliá-lo e como fazer com que ele avance na aprendizagem. Então, foi um momento muito especial, e a gente só tem a agradecer a oportunidade ao nosso município”, contou Katia.
O AutismoS Presente é um projeto realizado pela UNIASSELVI, pelo Instituto AutismoS e pela REUNIDA, que leva informação e promove a sensibilização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação é certificada e oferece carga horária de 20h aos participantes. A partir da próxima segunda-feira (25), os encontros serão realizados de forma on-line.